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Oito em 10 internautas portugueses consomem áudio digital

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Com cerca de 78,2% dos inquiridos a revelar que ouve áudio digital diariamente, a média de horas de consumo deste tipo de conteúdos é de 14 horas por semana.

Oito em cada 10 (83,5%) utilizadores de internet em Portugal consomem áudio em formato digital, seja através de rádio, música ou podcasts. Já 57,3% referem que este consumo é feito através da escuta de rádio em tempo real através dos sites ou aplicações móveis das rádios.

As conclusões são do “Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal”, realizado pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal, junto de internautas portugueses com mais de 15 anos, tendo sido realizadas 808 entrevistas, entre os dias 16 e 29 de fevereiro de 2024. “Consumo de áudio digital”, refere-se ao consumo de rádio, música ou podcasts através da internet.

O consumo de áudio digital parece ser uma tendência crescente, sendo que 38,7% dos portugueses ouviram mais conteúdos digitais no ano passado, em particular de podcasts. Já 31,9% esperam aumentar o consumo de áudio online nos próximos 12 meses.

“A morte da rádio tem vindo a ser sucessivamente anunciada, primeiro com a televisão, depois com a internet, e agora com o streaming. Contudo, o que estes dados nos mostram é que uma grande parte da população – e é transversal a todas as gerações – continuam a ouvir rádio, embora agora a consumam de uma forma digital“, refere Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Áudio Portugal, citado em comunicado.

“Este estudo abre muitos caminhos para o futuro do áudio digital e para podermos continuar na frente desta transformação, percebendo os ouvintes e dando-lhes aquilo que eles querem ouvir”, acrescenta.

A principal diferença nos hábitos de consumo verifica-se entre as diferentes faixas etárias, sendo que a quase totalidade (98,4%) da geração Z –que nasceu entre 1996 e 2010 — indica consumir áudio digital. Desses, 38,1% diz fazê-lo através de rádio em tempo real através do site ou apps das rádios.

Esta percentagem vai baixando progressivamente à medida que aumenta a idade dos ouvintes, sendo que entre os baby boomers — que nasceram entre 1946 e 1964 –apenas 68,4% refere consumir conteúdo áudio de forma digital, com 67,8% destes a ouvir rádio em tempo real através do site ou das apps das estações de rádio.

Por outro lado, os dados mostram também não existir uma diferença substancial no consumo de áudio digital em termos de género, sendo que 83,2% da população masculina diz consumir áudio em formato digital, muito em linha com o público feminino, que fica ligeiramente acima, com 83,7.

Com cerca de 78,2% dos inquiridos a revelar que ouve áudio digital diariamente, a média de horas de consumo deste tipo de conteúdos é de 14 horas por semana.

A música é, de forma expressiva, o conteúdo mais consumido pelos internautas portugueses (80%), à qual se segue o humor (42,6%) e o entretenimento (38,3%). No entanto, na geração dos baby boomers, os conteúdos humorísticos perdem destaque em prol dos conteúdos relacionados com notícias e temas políticos.

o smartphone é a tecnologia mais utilizada (67,1%) para consumo de áudio digital, principalmente pela geração Z, junto da qual este número sobe para 82,2%. Os rádios dos carros (50,7%) – seja em modo connected car ou com outro dispositivo em bluetooth – e o computador (48,9%) completam o top três.

Em termos de plataformas, YouTube (77,7%) e Spotify (58,4%) lideram o ranking, seguindo-se as apps de estações de rádio (42,3%).

De um modo geral, os internautas portugueses consomem áudio digital maioritariamente quando estão a conduzir (54,9%). Mas junto da geração Z este consumo também é comum em conjunto com a atividade desportiva (46,1%) ou com as deslocações em transportes públicos (49%). Já quanto aos baby boomers em específico, estes ouvem conteúdos de áudio principalmente em contexto de condução (57,8%), mas também para relaxar (56,6%) ou no desempenho de tarefas domésticas (54,8%).

Dentro do consumo de podcasts, quatro em 10 inquiridos (40,8%) garante ouvir este tipo de conteúdos, sendo o período noturno, entre as 19h e as 0h, o preferido. A opção pela audição de podcasts faz-se maioritariamente por uma questão de escolha pessoal (65,3%), mas também pelo facto de o utilizador querer manter-se atualizado (51,1%), aprender algo novo (50,7%) ou acompanhar um tema ou apresentador (42,5%).

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