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Federação e Auto Regulação Publicitária alertam para as regras de associação publicitária ao Euro 2024

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As duas entidades querem evitar o aproveitamento feito por marcas que não são parceiras do evento ou da Seleção Nacional.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Auto Regulação Publicitária (ARP) juntaram-se para lembrar que qualquer atividade comercial relacionada com o Euro 2024 está exclusivamente reservada à UEFA e aos respetivos parceiros comerciais, “sendo que apenas as empresas que tenham celebrado um acordo com esta entidade poderão beneficiar de qualquer associação à competição, pelo que não deverão ser explorados, direta ou indiretamente, quaisquer direitos sem prévio consentimento escrito por parte da UEFA”.

Num comunicado conjunto, as duas entidades alertam para a existência de direitos e deveres que deverão ser acautelados em relação à competição, procurando evitar o aproveitamento abusivo de entidades não autorizadas e qualquer tipo de ambush marketing, e garantindo a proteção dos parceiros da Seleção Nacional.

O ambush marketing é uma preocupação constante para a FPF e sobretudo em eventos com a dimensão do Euro 2024, porque existem muitas marcas não patrocinadoras da Seleção Nacional que tentam associar-se à mesma sem autorização, e de forma pouco ética“, começa por enquadrar Nuno Moura, Chief Marketing Officer da FPF.

“Para lidar com este desafio, juntamente com os patrocinadores oficiais da Seleção Nacional, monitorizamos ativamente atividades não autorizadas, protegendo assim as nossas marcas registadas e implementando os procedimentos legais necessários em colaboração com as autoridades competentes”, prossegue, citado em comunicado.

Nuno Pinto de Magalhães, presidente da direção da ARP, incentiva associados e não associados a recorrerem ao serviço de copy advice prestado pela ARP antes da veiculação da comunicação comercial, “uma vez que possibilita a triagem de eventuais ilícitos e assegura a conformidade ético-legal das campanhas publicitárias”.

“Os pareceres jurídicos são confidenciais, emitidos no prazo de 24h-48h úteis, e atestam a boa-fé dos intervenientes no processo publicitário”, conclui.

O Euro 2024 vai decorrer de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha. Esta terça-feira foi anunciada a lista dos 26 atletas que Roberto Martínez selecionou para representarem Portugal na prova.

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