Mindshare usa IA para reduzir em 41% a pegada carbónica de campanha da Milhafre
A redução da pegada de carbono da campanha da Milhafre - tornada possível através do uso de IA por parte da agência de meios do GroupM e da WPP - equivale à produção de quase mil garrafas de água.
Através do uso de inteligência artificial (IA), a Mindshare conseguiu uma redução de 41% das emissões de carbono e de 16% de intensidade carbónica numa campanha para a Milhafre, quando comparada com campanhas semelhantes. O objetivo passou por minimizar o impacto ambiental e dar vida ao mote da marca, “quando tiramos menos da natureza é quando ela nos oferece mais”.
“O propósito de Milhafre inspirou-nos a dar um passo na direção de um mundo em que a publicidade pode fazer mais pelas pessoas e pelo nosso planeta. É o que gostamos na Mindshare de chamar o uso intencional de media, aliando imaginação aos dados e à tecnologia”, diz Teresa Oliveira, managing director da agência.
Esta solução, criada em parceria com a Greenbids, “automatizou a entrega no ponto ideal entre menos carbono e mais desempenho, o que maximizou a eficiência da campanha“, explica-se em nota de imprensa.
Entre os fatores que contribuíram para a criação de uma campanha mais eficiente – cuja redução da pegada de carbono equivale à produção de quase mil garrafas de água – estiveram a “recolha e utilização de dados mais precisos, a segmentação e definição de públicos-alvo específicos, e a seleção dos momentos mais estratégicos para garantir maior exposição junto dos targets definidos“.
“De forma inovadora e pela primeira vez em Portugal, utilizámos IA para melhorar o reconhecimento de marca e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada carbónica associada a este tipo de campanhas”, explica o managing director, media solutions & PBU do GroupM, Diogo Marnoto.
A campanha da Milhafre teve como base uma estratégia de vídeo integrada composta pelos formatos, pre-roll, outstream video e YouTube skippable ads/Trueview. Já em termos de segmentação dos públicos-alvo, a campanha visava alcançar utilizadores entre os 18 e os 54 anos com interesses específicos em áreas como a culinária ou a família, mas também ecologistas ou entusiastas de atividades ao ar livre.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.