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Guterres apela ao fim da publicidade a combustíveis fósseis

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Sublinhando as restrições já existentes à publicidade de produtos como o tabaco, o secretário-geral da ONU defendeu que o mesmo deve ser agora aplicado aos combustíveis fósseis. 

António Guterres apelou ao fim da publicidade das empresas de combustíveis fósseis, como forma de ajudar a salvar o mundo das alterações climáticas.

O secretário-geral da ONU apelidou estas empresas (de produção de combustíveis fósseis como carvão, petróleo ou gás) de “padrinhos do caos climático” e afirmou que estas têm distorcido a verdade e a opinião pública, segundo a BBC.

Muitos na indústria dos combustíveis fósseis fizeram greenwashing desavergonhadamente, ao mesmo tempo que procuraram atrasar a ação pelo clima através de lobbying, ameaças legais e campanhas publicitárias massivas”, disse Guterres em Nova Iorque, num discurso a propósito do Dia Mundial do Ambiente.

Esta indústria foi “ajudada e incentivada” por empresas de publicidade e relações públicas – “homens loucos alimentando a loucura” (mad men fuelling the madness) – segundo António Guterres.

Apelo a que todos os países proíbam a publicidade de empresas de combustíveis fósseis. E apelo aos meios de comunicação e às empresas de tecnologia que parem de aceitar publicidade a combustíveis fósseis“, afirmou.

Sublinhando que já existem restrições à publicidade de produtos como o tabaco, o secretário-geral da ONU defendeu que o mesmo deve ser agora aplicado aos combustíveis fósseis.

O político português – embora apontando dados que evidenciam a crise climática – defendeu que é possível fazer a diferença e apelou à indústria da publicidade e dos media para deixarem de aceitar clientes do setor dos combustíveis fósseis, até porque a aceitação destes clientes pode ser “tóxico” para as marcas e empresas de publicidade, media e relações públicas.

Já as entidades representativas das empresas de combustíveis fósseis que foram visadas pelas palavras de António Guterres dizem estar comprometidas em reduzir as suas emissões.

“A nossa indústria está focada em continuar a produzir energia acessível e fiável, ao mesmo tempo que enfrentamos o desafio climático, e quaisquer alegações em contrário são falsas”, afirmou Megan Bloomgren, vice-presidente sénior de comunicações da American Petroleum Institute, citada pelo The Guardian.

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