TVI liderou as audiências na noite eleitoral das europeias
A SIC foi o canal mais visto pelos portugueses no dia das eleições, mas foi a TVI que registou melhores resultados a partir das 18h. A análise é da Dentsu para o +M.
A SIC foi a estação mais vista pelos portugueses no dia de eleições europeias. No entanto, analisando o período entre as 18h e as 24h, que coincidiu com a cobertura eleitoral, a tendência de liderança é assumida pela estação da Media Capital.
O canal da Impresa fechou o dia com um share de 13,2%, mais 0,5 pontos percentuais do que a TVI, que se fixou nos 12,7%. A RTP1 situou-se nos 8,3%.
No entanto, no prime time (20h-24h) a TVI assegurou a liderança com 16,4% de share, enquanto a SIC colheu 12,7%. Já a RTP1 apresentou um share de 10%. A análise foi elaborada pela Dentsu para o +M.
Entre os canais de informação, no total do dia, a CNN Portugal e a SIC Notícias recolheram em igual medida a preferência dos telespetadores portugueses com 2,5% de share, enquanto a RTP3 obteve um share de 0,7%.
Curva de Audiência em % (18h00 às 02h30 de 9 de junho)
Já a CMTV, que contou com o ex-primeiro-ministro António Costa no comentário político, conquistou um share total de 5,8% durante o dia das eleições. No dia das eleições legislativas de março, o canal da MediaLivre (ex-Cofina) tinha registado um share de 7,6%.
No total de programas dedicados às eleições, os dois canais que obtiveram um maior share foram ambos da SIC. Enquanto “Europeias 24: A Decisão” (20h53-21h43) teve um share de 14,8%, o programa “Europeias 24” (19h30-20h41) apresentou um share de 14,7%. No top três de programas dedicados às eleições mais vistos, segue-se “Europa 24: Noite Eleitoral” (19h55-21h01), da TVI, com um share de 14%.
Em termos de debates televisivos para as eleições europeias deste ano, a audiência aumentou face à de 2019, de acordo com a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands, com cinco deles a ultrapassarem os 500 mil telespetadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.