Quando a arte invade os festivais
Num cenário onde a experiência do consumidor é cada vez mais valorizada, as marcas que investem em ações criativas e autênticas destacam-se e conquistam um lugar especial na memória e no coração.
A presença de marcas em festivais de música é uma estratégia de marketing que tem vindo a ganhar terreno e notoriedade, especialmente quando estas ativações se relacionam com a arte e artistas nacionais. Esta abordagem não só fortalece a imagem da marca, como também cria uma ligação emocional com o público, promovendo um envolvimento mais profundo e duradouro. Mais do que trabalhar em oferta, preço ou produto, é fundamental ser honesto e criar uma relação com as pessoas.
Os festivais de música são eventos culturais de grande magnitude, atraindo milhares de pessoas que procuram uma experiência única e memorável. Nestes contextos, as marcas têm a oportunidade de interagir diretamente com o seu público-alvo de uma forma mais descontraída e espontânea. E no caso de marcas que vivem só no digital ainda se torna mais importante, pois é uma forma de existir um contacto presencial com o seu público. No entanto, para se destacarem e captarem a atenção dos participantes, as marcas precisam de ir além das tradicionais formas de entretenimento. É aqui que as ativações relacionadas com a arte e artistas nacionais ganham relevância.
Note-se que estas ações apenas fazem sentido se estiverem enquadradas com o ADN da marca. Mas quando isso acontece e uma marca associa a sua imagem a artistas nacionais, está a valorizar e promover a cultura. Isto cria uma conexão emocional com o público, que se sente valorizado e reconhecido. Mais do que apoiar a cultura é dar palco aos nossos artistas e oferecer experiências únicas. Depois temos o apoio a artistas nacionais que pode gerar um efeito multiplicador, onde os seguidores dos artistas passam a ter uma perceção mais positiva da marca.
Penso que as ativações em que existe uma invasão da arte podem proporcionar uma experiência única e personalizada. Por exemplo, a recriação de personagens de uma marca, a aplicação dessas em vários formatos que os festivaleiros podem levar para casa como memórias de momentos bem passados, podem transformar a participação num festival numa experiência inesquecível. No final do dia conseguimos desenvolver uma relação de proximidade com o público-alvo. Estas iniciativas não só captam a atenção dos participantes, como também incentivam a partilha nas redes sociais, ampliando o alcance da marca.
Num mercado cada vez mais competitivo, a diferenciação é crucial. As ativações relacionadas com a arte permitem às marcas destacarem-se da concorrência de forma criativa e autêntica. Ao associar-se a festivais de música e promover a cultura nacional, a marca não só mostra um compromisso com a comunidade, como também se posiciona como inovadora e relevante. Estamos a dar palco dentro e fora dele e isso proporciona aos artistas oportunidades de mostrarem o seu trabalho e também eles ganharem visibilidade através do seu trabalho.
A interatividade é um dos principais benefícios destas ativações. Quando o público é convidado a participar ativamente – seja através de jogos, sessões de autógrafos, ou mesmo performances conjuntas com artistas – o nível de envolvimento aumenta significativamente. Esta participação ativa gera memórias positivas e reforça a lealdade à marca.
Investir em ativações que promovem a arte e os artistas nacionais não só traz benefícios imediatos em termos de visibilidade e envolvimento, como também constrói uma imagem de marca sólida e duradoura. Esta estratégia demonstra um compromisso com a cultura e a comunidade, aspetos que na minha opinião são cada vez mais valorizados pelos consumidores. Num cenário onde a experiência do consumidor é cada vez mais valorizada, as marcas que investem em ações criativas e autênticas destacam-se e conquistam um lugar especial na memória e no coração do seu público-alvo.
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