Ideias +M

Jogos Olímpicos são ponto alto de comunicação para as marcas. Conheça as campanhas

Rafael Ascensão,

Os Jogos Olímpicos decorrem em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto. Ponto alto na comunicação para as marcas, +M compilou alguns dos spots já lançados.

Os Jogos Olímpicos estão de regresso em 2024, “estacionando” em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto para vários dias recheados de provas. O evento, além de ser uma celebração do melhor desporto a nível mundial, é também uma oportunidade para as marcas chegarem aos consumidores, num investimento que parece estar a ser reforçado este ano.

Segundo uma análise da Darwin & Verne, citada pelo Periodico De PublicidAD, os principis patrocinadores globais contribuem com cerca de 30% das suas receitas para o evento, num total de 3,3 mil milhões de dólares (cerca de três mil milhões de euros) distribuídos em “pacotes” de patrocínios que começam nos 200 milhões de dólares.

Este ano, a novidade passa pelo facto de o Comité Olímpico Internacional permitir patrocínios individuais. Ou seja, as marcas podem patrocinar os seus próprios atletas e estes podem agradecer por estes apoios em momentos de visibilidade, como na televisão ou redes sociais.

Entre os patrocinadores do Comité Olímpico Internacional encontram-se marcas como a Airbnb, Deloitte, Alibaba, Allianz, Coca-Cola, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota, Visa, Carrefour, LVMH, Decathlon ou PwC.

Algumas empresas norte-americanas, como a Nike, Warner Bros. ou Hoka, optaram também por abrir novas lojas e apostar em eventos de marketing de grande dimensão na cidade de Paris antes e durante o evento desportivo, com o objetivo de impulsionar as suas vendas, refere a Reuters.

Também ainda em abril, por exemplo, a NBCUniversal avançava que já tinha vendido 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) em publicidade para os Jogos Olímpicos de Paris. O investimento em publicidade encontrava-se 18% acima daquele que tinha sido feito nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 (realizados em 2021, devido à pandemia), segundo Dan Lovinger, presidente de vendas para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da NBCUniversal, cita a Reuters.

Recorde-se que a NBCUniversal investiu 7,65 mil milhões de dólares (7,03 mil milhões de euros) para renovar o seu acordo de direitos de transmissão até 2032 nos Estados Unidos da América.

Em Portugal a transmissão dos Jogos Olímpicos é assegurada pelos canais televisivos da RTP e Eurosport e através do streaming da RTP Play e da Max (HBO). Nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, seis milhões de portugueses acompanharam a participação portuguesa, de acordo com Pedro Sequeira Ribeiro, diretor de marketing do Comité Olímpico de Portugal.

Ainda segundo diz Pedro Sequeira Ribeiro ao +M, os investimentos feitos pelas marcas “são um importante contributo no apoio às atividades do Comité Olímpico de Portugal que inclui a participação da Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”.

Entre estes parceiros encontram-se os Jogos Santa Casa, Saúde Prime, Hotéis Vila Galé, Bairrada, Shamir, Scoop, BTL, Decathlon, Saborosa, Cosmos Viagens, TAP, Ergomotion, Repsol, Joma, Rangel, Lusíadas, Decenio, RTP, Eurosport, Cision ou outras entidades como a Marinha Portuguesa ou ICNM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda).

Veja algumas das campanhas já lançadas:

“It’s Magic When the World Comes Together” – da Ogilvy para a Coca Cola

“Watch Where We’re Going”, da Wieden+Kennedy Amsterdam para a Nike

“A viagem para Paris há muito que começou”, da Bar Ogilvy para a TAP

“Start Your Impossible”, da Saatchi & Saatchi (Los Angeles e Dallas) e Dentsu (Tóquio) para a Toyota

“Let the Games Begin”, da Adam & Eve/DDB e DDB Paris para a Eurostar

“It Takes More Than Ever”, da Ogilvy para a Powerade

“Welcome to the Paralympics!”, da Adam&eveDDB para a Jogos Paralímpicos

Home of the Olympics, da AKQA London para a Warner Bros Discovery

“Make Some Noise for your Home Team”, da M&C Saatchi Sport and Entertainment para a Old El Paso

“Paralymp1an”, da Retroviral para a BIC

“Lendas de Ouro”, da Droga5 São Paulo para a Corona

“Stains Happen to the Best of Us”, da Saatchi and Saatchi para a Tide

“For Every Golden Moment”, da Grey para a Corona

“Prodigies”, da Wieden+Kennedy para a Visa

“Dior Ambassadors and House Friends”, da Publicis para a Dior

“For the Everyday Heroes, it’s Heinz or Nothing!”, da BETC Paris para a Heinz

“Proud to welcome the World to France for the Paris 2024 Olympic and Paralympic Games”, da equipa de marketing da Air France

“Open Always Wins”, da Samsung

“Paris 2024 Olympic and Paralympic Games”, da OMEGA

“Sabrina Carpenter’s Espresso Dream”, da NBC

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