Negócios +M

Netflix supera expectativas e ganha oito milhões de subscritores no segundo trimestre

Lusa,

Em termos financeiros, a Netflix também superou as expetativas, com receitas de 9,56 mil milhões de dólares dos quais gerou 2,15 mil milhões de dólares em lucro líquido.

A Netflix conquistou mais de oito milhões de novos subscritores no segundo trimestre do ano, um resultado acima dos cerca de cinco milhões esperados pelo mercado e que surge na sequência de dois trimestres de crescimento sustentado.

A plataforma pioneira do streaming também superou as expetativas de Wall Street com receitas de 9,56 mil milhões de dólares (cerca de 8,77 mil milhões de euros), dos quais gerou 2,15 mil milhões de dólares (1,97 mil milhões de euros) em lucro líquido, de acordo com o seu comunicado de resultados.

O grupo californiano alertou, no entanto, que estes ganhos de assinantes foram mais fracos na primavera, depois de começar 2024 em alta, com 13 milhões de assinaturas adicionais obtidas durante a época de férias e mais de 9 milhões durante o primeiro trimestre.

A partir de 2025, porém, a Netflix deixará de divulgar este número a cada três meses, para se concentrar nas medidas de “engagement” do público (tempo gasto a ver os conteúdos), que refletem melhor a capacidade da plataforma para fidelizar e seduzir, segundo os responsáveis da empresa.

Nesta área, a Netflix não enfrenta apenas os seus concorrentes diretos (Disney, Apple, Amazon ou Max), mas também as inúmeras plataformas de streaming e entretenimento, desde o YouTube aos videojogos via TikTok e canais de televisão.

Em maio, por exemplo, o YouTube era o serviço de streaming líder nos Estados Unidos, com quase 10% de quota de mercado no setor televisivo, segundo o instituto Nielsen. A Netflix ficou em segundo lugar com 7,6%, principalmente graças ao início da transmissão da terceira temporada de Bridgerton.

A política mais rigorosa de partilha de contas entre utilizadores e o lançamento da subscrição mais barata com publicidade fizeram sucesso para esta plataforma.

Mas a maioria dos outros serviços oferece agora também uma fórmula com publicidade, gerando uma maior concorrência entre os anunciantes. Para os convencer, a Netflix duplicou a aposta na transmissão de eventos em direto, muito populares entre as marcas.

A plataforma assinou um acordo de transmissão de dez anos com a liga norte-americana de wrestling profissional WWE, por 5 mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros), e vai transmitir em direto no sábado um combate de boxe entre o ‘youtuber’ e o aprendiz de boxe Jake Paul e a lenda do boxe Mike Tyson.

Em maio o grupo adquiriu os direitos de pelo menos quatro jogos da liga profissional de futebol americano NFL, que terão lugar nos três dias próximos do Natal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.