Televisão

TVI reconquista liderança nas audiências em julho

Rafael Ascensão,

A CMTV mantém-se como líder no cabo. Já a CNN Portugal continua assim a ser o canal mais visto de informação, ao que se segue SIC Notícias e RTP3. Now não entra nos 20 canais mais vistos do país.

A TVI recuperou em julho o estatuto de canal mais visto do país. O canal da Media Capital conseguiu voltar à posição que ocupava desde fevereiro, mas que tinha perdido em junho para a SIC.

Enquanto a TVI obteve um share 15,7% e uma audiência média de 312,9 mil telespectadores, a estação da Impresa registou um share de 15,2% e foi vista, em média, por 303,8 mil telespectadores.

A RTP1 fechou o mês com um share de 11,7% e uma audiência média de 233,4 mil telespectadores e a RTP2 foi vista em média por 37,4 mil pessoas e obteve um share de 1,9%.

O total cabo, por seu turno, foi acompanhado em média por 765,2 mil espetadores, revela o relatório preparado pela Denstu/Carat para o +M.

Analisando por faixas horárias, a TVI reconquistou a liderança à RTP das 7h30 às 12h. A SIC mantém-se como o canal mais visto entre as 12h e as 14h e a TVI lidera das 14h às 18h. O comando passa novamente para a SIC das 18h até às 20h, regressando à estação da Media Capital entre as 20h e as 24h. Daí até às 2h30 a SIC volta a ser líder, título que perde para a TVI no período entre as 2h30 e as 7h30.

A CMTV mantém-se como líder no cabo, registando um share de 5,8%, mais três décimas do que em junho. Segue-se a CNN Portugal, que continua assim a ser o canal mais visto de informação – mantendo os 2,4% registados no mês anterior.

Ainda entre os canais de informação, a SIC Notícias situou-se nos 1,7% (menos duas décimas) e a RTP3 nos 0,8%. O Now, o canal de informação lançado recentemente pela MediaLivre, não integra a lista dos 20 canais mais vistos do país elaborada pela Dentsu, com base em dados GFK/Caem e que tem como target os adultos com mais de 15 anos.

Hollywood, Star Channel, SIC Mulher, Globo, Star Movies, TVI Reality, TVI Ficção, Star Life, Eurosport 1, AXN e Canal 11 estão também entre os 20 canais mais vistos no cabo.

No ranking dos programas mais vistos, encabeçado pelo Portugal X Eslovénia transmitido na RTP1, os cinco primeiros programas são relativos ao Euro 2024. Por canais, tanto a RTP1 como a TVI ocupam seis posições, enquanto três são preenchidas pela SIC. No cabo, 13 das 15 posições são preenchidas pela CMTV, sendo as restantes duas ocupadas pela SIC Mulher.

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de sete dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a três minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.