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Investimento publicitário não acompanha crescimento da indústria gaming

Rafael Ascensão,

O número de gamers a nível mundial continua a aumentar, mas os marketeers não parecem convencidos de que os jogos sejam um bom canal para as marcas conseguirem contactar os consumidores.

Embora a indústria gaming – que gera receitas anuais de 183,9 mil milhões de dólares, superando as indústrias da música e do cinema – esteja a crescer a nível global, contando já com 3,7 mil milhões de jogadores em todo o mundo, o investimento publicitário no setor não parece acompanhar o crescimento, antes pelo contrário.

Na verdade, desde 2021, a percentagem de anunciantes que planeia aumentar o seu investimento nesta indústria passou de 72% para 52%, numa queda de 20 pontos percentuais (p.p.). Apesar de quase 90% dos anunciantes considerarem que os jogos são um canal seguro para uma marca comunicar, muitos marketeers mostram-se reticentes quanto a investir no gaming enquanto um canal prioritário de comunicação.

As conclusões são do estudo “Gaming: Advertising’s untapped opportunity“, da Warc, que adianta que entre os fatores que podem contribuir para este receio por parte dos anunciantes se encontra o facto de os gamers jogarem em vários aparelhos e formatos, o que não contribui para um aumento do investimento publicitário dentro dos jogos (in-game).

No entanto, as marcas não dependem unicamente dos formatos e dos anúncios dentro dos jogos. Estas podem também escolher alcançar o público gamer através de outros touchpoints, como seja através de criadores de conteúdo em plataformas como o Twitch, em fóruns e plataformas como o Discord, ou até através de patrocínios aos esports (desportos eletrónicos), segundo a WARC.

“Há muito tempo que o gaming é encarado como uma oportunidade emergente e vital para as marcas, em particular para aquelas que querem alcançar públicos mais jovens. No entanto o investimento publicitário continua baixo. Isto pode mudar em breve, numa altura em que os desenvolvedores de jogos estão focados em melhorar a sua monetização ao nível da publicidade. Mas é preciso demonstrar e dar evidências de que os jogos podem ser considerados um meio viável para anunciar”, diz Alex Brownsell, diretor da Warc Media, citado pela MediaPost.

Este ano prevê-se que sejam investidos nos EUA cerca de 6,7 mil milhões de dólares na publicidade em jogos, um aumento de 10% face ao ano anterior. Este valor equivale a 3,7% do total do investimento publicitário digital realizado no país.

Quanto à totalidade do investimento publicitário feito a nível global, este deve crescer 10,5%. Se as previsões da WARC se concretizarem, o mercado publicitário pode ultrapassar, pela primeira vez, a marca de um bilião de dólares de investimento, atingindo os 1,07 biliões de dólares (cerca de 958 mil milhões de euros). A empresa estima ainda que exista um crescimento de 7,2% em 2025 e de 7% em 2026.

Note-se que o volume de investimento publicitário a nível global mais do que duplicou ao longo dos últimos 10 anos, sendo que as empresas Alphabet (dona do Google e do YouTube), Amazon e Meta (dona do Facebook e Instagram) atraíram mais de 70% deste aumento de investimento. Espera-se também que este trio seja responsável por 43,6% de todo o investimento publicitário este ano.

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