Base nacional da Leroy Merlin em Vila Franca de Xira começa a operar a 18 de novembro

  • Alexandre Batista
  • 23 Setembro 2024

Maior centro de distribuição num único pavilhão existente no país, está preparado para automação ao estilo da Amazon e terá uma nave só para vendas online, sinal dos tempos pós-Covid.

O início da operação da centro logístico da Leroy Merlin em Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, está agendado para 18 de novembro, esperando-se a inauguração para a segunda semana do mês de dezembro, revelou ao ECO/Local Online o responsável técnico da unidade, Jorge Martins. Em construção desde janeiro de 2023, o pavilhão único com mais de dez hectares está já na fase dos últimos retoques.

O centro de distribuição nacional, localizado na Plataforma Logística Lisboa Norte, reparte-se por dez células numa imensa nave industrial com mais de 100 docas exteriores para descarga de camiões, que o ECO/Local Online visitou.

Num grupo com faturação de 24 mil milhões de euros em 2023 (sob as marcas Leroy Merlin, Tecnomat, Bricoman, Obramat, Bricocenter e ADEO Services), e em que 75% do negócio se efetua por via rodoviária, segundo dados do grupo ADEO referentes a 2023, o centro de distribuição terá a importante missão de concentrar o papel das atuais cinco plataformas regionais. Estas, encontram-se espalhadas de Canelas, no Porto, até Algoz, no Algarve, com Mealhada, Póvoa de Santa Iria e Palmela pelo meio.

Com mais de 5800 trabalhadores (de entre 103 mil a nível global) e 47 lojas em Portugal, a marca de bricolage, construção, jardinagem e decoração do grupo francês ADEO fica com o seu coração logístico num ponto estratégico do país. A nova localização em Castanheira do Ribatejo, inserida na segunda fase da Plataforma Logística Lisboa Norte, gerida pela espanhola Montepino, permite ligação à linha ferroviária do Norte numa estação a menos de 2 km, à auto-estrada A1 por nó direto e ainda à A10, da qual dista apenas um quilómetro.

A base logística do concelho de Castanheira do Ribatejo servirá as 47 lojas Leroy Merlin no país, incluindo as anteriormente conhecidas por Aki. Esta marca, recorde-se, foi a escolhida pelo grupo para se lançar em Portugal, há duas décadas. Entretanto, o grupo decidiu agregar todas as suas lojas nacionais sob a insígnia Leroy Merlin.

Automação ao estilo da Amazon

No interior, o edifício tem um refeitório com 200 lugares, para servir os dois turnos com cerca de 250 a 300 funcionários, que ali poderão fazer as suas refeições. Quem o deseje, dispõe ainda de um ginásio. As dez células do centro de distribuição estão já devidamente equipadas com as estantes que a partir de 18 de novembro se começarão a encher de objetos chegados ao país. Materiais inflamáveis — tintas e vernizes, por exemplo –, cozinhas e online compõem apenas três desta dezena de células. A zona exclusiva do online é sinal dos tempos, diz Jorge Martins, tornando-se uma necessidade perante as compras cada vez mais pronunciadas de produtos pela internet.

As áreas variam entre os 3.700 metros quadrados dos inflamáveis e os 12 mil metros quadrados da maior das células, respeitando o limite mundial estabelecido pelo grupo ADEO, que não permite áreas superiores a 15 mil metros quadrados. Com um pé direito de dez metros, as estantes estão erguidas praticamente até ao topo, numa altura equivalente a um edifício de três pisos. Todo o edifício dispõe de dispositivos anti-incêndio, e na célula dos inflamáveis somam-se os springlers dispostos ao longo das próprias estantes, explica-nos o responsável técnico da unidade. Outras características nestes dez hectares são as claraboias para entrada da luz natural e a iluminação integralmente em LED com intensidade ajustável.

Num futuro próximo, estes corredores, entre estantes, serão percorridos por empilhadores autónomos, numa lógica de automação e redução da circulação de mão-de-obra humana, ao estilo do preconizado pela Amazon.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Base nacional da Leroy Merlin em Vila Franca de Xira começa a operar a 18 de novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião