Espanhola Montepino começa a negociar na Euronext Access Paris

  • Ana Petronilho
  • 7 Junho 2023

Em Portugal, a Montepino está a construir em Castanheira do Ribatejo a maior plataforma de logística no país para a Leroy Merlin. Terrenos foram comprados ao Novobanco por 150 milhões.

A espanhola Montepino estreou em bolsa com a entrada esta terça-feira na Euronext Access Paris, anunciou a empresa que tem um portefólio de imóveis de logística avaliado em 1.209 milhões de euros. O conselho de administração da Montepino fixou um preço inicial de cotação de 11,07 euros para cada ação da empresa.

Promovida pela Valfondo Investment Management e pelo Bankinter Investment SGEIC, a Montepino é uma das maiores proprietárias de logística em Espanha, conta atualmente com mais de 1.800 acionistas.

Em Portugal, a Montepino está a construir em Castanheira do Ribatejo a maior plataforma de logística no país para Leroy Merlin, a multinacional francesa de bricolage, de materiais para construção e jardinagem, que dali fará o centro de distribuição de materiais a nível nacional.

Os terrenos da plataforma logística eram propriedade do Novobanco e foram comprados pela Montepino, em outubro de 2022, por cerca de 150 milhões de euros, avançou à data o Jornal de Negócios. As obras vão arrancar em janeiro e o imóvel deverá entrar em funcionamento em novembro de 2024.

Este projeto que é o maior investimento em logística da década em Portugal, marcou a entrada da Montepino no país que, também pela primeira vez, investiu fora de Espanha.

De acordo com o EjePrime, com o IPO a empresa procura liquidez. Mas esta também é uma estratégia para a empresa se afirmar no mercado de capitais, tendo como ambição ser uma das principais plataformas de logística a nível europeu.

O jornal espanhol escreve ainda que a Montepino tem uma carteira de 1,86 milhões de metros quadrados de superfície em diferentes fases de desenvolvimento que estão distribuídos por um portfólio de 46 ativos logísticos. Destes, quase metade correspondem a armazéns arrendados (21), enquanto os restantes são terrenos para promoção e promoção futura (16) e edifícios em construção (9).

Do total de área do portfólio da Montepino, 39,6% está em operação e todos os imóveis estão ocupados; há ainda 27,5% de área em construção e os restantes 32,8% são terrenos para desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo.

No ano passado a Montepino registou receitas de 26,1 milhões subindo 88% face a 2021. O resultado líquido foi de 32,6 milhões de euros.

A Montepino é uma empresa familiar fundada em 2002 pela família Vera. Em maio de 2021, o Bankinter comprou a logística imobiliária numa operação avaliada em 1.200 milhões de euros. Os atuais acionistas da empresa são o Bankinter Investment com uma participação de 6,4%, a Valfondo Inmuebles com 5,1%, a Catalana Occidente (6,3%) e os clientes do Bankinter, que têm uma participação de 82,15%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Montepino começa a negociar na Euronext Access Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião