Hoje nas notícias: sondagem, SIS e ADSE

  • ECO
  • 7 Junho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Mais de quatro quintos da população portuguesa não vê o sucesso económico do país no dia-a-dia, revela a sondagem da Intercampus. Ex-diretor da PJ José Santos Cabral critica atuação do SIS no caso que envolve o ministro João Galamba e o seu ex-adjunto. Em 2022, a receita de descontos para a ADSE subiu 5,2% e superou pela primeira vez os 700 milhões de euros. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Mais de 80% não vê o sucesso económico no dia-a-dia

Mais de 80% dos portugueses consideram que a sua vida económica não está a melhorar, apesar de o Governo dizer que a economia do país está melhor, segundo os dados de uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã. Também mais de 80% já começou a cortar nas despesas mensais, para se defender do aumento de preços, sendo que em abril esse valor era de 77%.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Santos Cabral diz que houve um “atropelo de competências” da PJ pelo SIS

O ex-diretor da Polícia Judiciária (PJ) José Santos Cabral considera que houve um “atropelar de competências” do Serviço de Informações de Segurança (SIS) em relação à PJ no caso do alegado roubo de um computador do ex-adjunto do ministro João Galamba. “Se fosse um crime, seria a PJ a fazer a investigação criminal porque é da sua competência. Se não existe um crime, então nessa altura seria o Gabinete Nacional de Segurança, que é quem, na minha perspetiva, deveria tomar as providências adequadas”, afirma o agora juiz jubilado, em entrevista ao Público e à Renascença.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Descontos para a ADSE já superam 700 milhões

A receita de descontos de funcionários públicos e reformados do Estado para a ADSE ultrapassou os 700 milhões de euros pela primeira vez em 2022. O montante representa uma subida de 5,2% em termos homólogos e justifica-se com os efeitos do alargamento das inscrições aos trabalhadores com contrato individual de trabalho, a redução dos pensionistas isentos e os aumentos e progressões, num ano em que os salários avançaram 0,9%. Há dez anos, os descontos não chegavam sequer aos 300 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Grandes hospitais ficaram menos atrativos para médicos tarefeiros

Desde que entrou em vigor o decreto-lei que nivela o valor hora a pagar aos médicos “tarefeiros” que os grandes hospitais, mais pressionados por urgências e partos, estão a sentir maior dificuldade em contratar médicos prestadores de serviços. Ao receberem o mesmo, estes profissionais preferem fazer escalas em serviços com menos movimento. O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, admite o efeito da alteração legal, mas assegura que o diploma trouxe mais vantagens do que problemas. Uma delas é que acabaram as autorizações excecionais para subir o valor hora dos tarefeiros.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Entregar medicamentos hospitalares nas farmácias traz poupança para utentes de 185 milhões

A disponibilização dos medicamentos usados só em ambiente hospitalar nas farmácias comunitárias vai trazer uma poupança média, nas deslocações, de até 112 quilómetros anuais para o grupo de doentes que está a ser tratado para doenças oncológicas, auto-imunes e VIH. Estes doentes, que se estima que sejam entre 100 e 200 mil, têm de se deslocar, uma vez por mês, de três em três meses ou até de seis em seis meses, ao hospital para levantar a medicação. Junta-se ainda a poupança média de quase 15 euros por deslocação, o que, tendo em conta este universo de doentes, pode resultar em cerca de menos 185 milhões gastos por ano.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: sondagem, SIS e ADSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião