Forças de ocupação russas decretam estado de emergência em Kherson

  • Lusa
  • 7 Junho 2023

"Na região de Kherson foi aplicado o estado de emergência", na sequência da destruição da barragem de Kakhovka. Pelo menos sete pessoas estão desaparecidas em virtude das inundações.

As autoridades locais impostas pela Rússia na região ucraniana de Kherson declararam o estado de emergência nos territórios controlados pelas forças russas na sequência da destruição da barragem de Kakhovka.

“Na região de Kherson foi aplicado o estado de emergência”, disseram fontes russas à agência TASS.

Segundo a mesma fonte, cerca de 2.700 casas ficaram inundadas na região após a destruição da barragem.

O número de pessoas retiradas do local aumentou para 1.300 deslocados.

Na terça-feira, as autoridades das forças ocupantes declararam, o estado de emergência apenas na zona de Nova Kakhovka, onde fica situada a central hidroelétrica.

De acordo com o governador interino de Kherson, Vladimir Saldo, entre 22 mil a 44 mil pessoas residem na zona do desastre.

O autarca nomeado pela Rússia em Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev, os níveis das águas começaram a baixar “ligeiramente”.

Nos territórios ocupados pelas tropas da Rússia, a localidade de Korsunka ficou completamente submersa.

Pelo menos sete pessoas estão desaparecidas em virtude das inundações disseram esta quarta-feira as autoridades instaladas pela Rússia nas regiões ucranianas ocupadas.

“Agora estamos a procurar informações sobre desaparecidos. Sabemos ao certo” que sete estão desaparecidas, disse o autarca de Kakhovka.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forças de ocupação russas decretam estado de emergência em Kherson

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião