Media

CNN internacional prepara-se para implementar paywall

+ M,

Embora ainda não se saiba qual será o preço inicial da assinatura, a empresa deve avançar com um valor de assinatura baixo, de modo a avaliar a aceitação por parte dos leitores.

A CNN internacional vai testar a implementação de uma paywall no seu site. O objetivo passa por fortalecer o negócio do grupo e assegurar outra fonte de receita, numa altura em que o setor da televisão por cabo está a perder força nos Estados Unidos da América (EUA).

A novidade é avançada pelo The New York Times (NYT), que cita duas pessoas que estão por dentro da questão e que refere que a CNN planeia pedir aos utilizadores habituais do seu site de notícias para assinarem o jornal após lerem um certo número de artigos.

Embora ainda sem clarificar qual será o preço inicial de assinatura do CNN.com, as duas fontes do NYT adiantaram que a empresa vai avançar com um valor de assinatura baixo, de modo a conseguir avaliar a aceitação por parte dos leitores.

Esta é uma das primeiras grandes iniciativas comerciais tomadas por Mark Thompson, CEO da CNN Worldwide desde outubro de 2023. Em julho passado – quando a CNN anunciou o despedimento de uma centena de pessoas – o CEO já avançava numa carta aos trabalhadores que a empresa iria lançar o seu “primeiro produto de assinatura” ainda este ano, através de “novos produtos digitais com foco especial em experiências digitais pelas quais vale a pena pagar”.

Recorde-se que Mark Thompson já foi CEO do The New York Times, onde defendeu um negócio baseado em assinaturas digitais que deu frutos e que permitiu ao jornal norte-americano ultrapassar os dez milhões de subscritores em novembro do ano passado.

Recorde-se que esta não é a primeira incursão da CNN no que diz respeito a um modelo de negócio que recorra a assinaturas. Em 2022 foi lançado o CNN+, um produto de streaming por assinatura, que, no entanto, foi descontinuado um mês após o lançamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.