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Portugueses cada vez mais adeptos da Black Friday. 90% quer aproveitar período para fazer compras 

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O valor médio que os portugueses tencionam gastar na Black Friday, recuou 8% em relação ao ano passado, para 330 euros. Produtos de tecnologia (54%) são os principais alvos para compra.

Há mais portugueses a querer aproveitar as oportunidades de compra proporcionadas pela Black Friday. No cômputo geral, 90% dos cidadãos afirma ter intenção de comprar na Black Friday, mais dois pontos percentuais em relação ao ano passado (88%).

Por outro lado, cresce também a percentagem de pessoas (31%) que tenciona gastar mais este ano do que em 2023 (26%), sobretudo na faixa etária dos 25-34 anos, ao mesmo tempo que recua a percentagem de pessoas que preveem gastar menos nesta campanha (31%), em relação ao ano anterior (42%). Uma grande parte dos inquiridos (38%) diz ainda que pretende gastar o mesmo que no ano passado.

No entanto, o valor médio que os portugueses tencionam gastar é 8% inferior ao do ano passado. Enquanto em 2023 os portugueses disseram que tencionavam gastar 359 euros, este ano essa estimativa desceu para os 330 euros.

As conclusões são do estudo Black Friday 2024, elaborado pela NetSonda para a Worten, que mostra ainda que produtos de tecnologia (54%), moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%) são os principais alvos da maioria dos portugueses nesta altura de promoções.

Grande parte dos inquiridos (72%) assume aproveitar as promoções para si mesmo, mas quase metade (47%), encara a Black Friday como uma oportunidade de antecipar as compras de Natal. Já 55% dizem que aproveitam esta altura para simplesmente poder comprar com promoções.

O estudo nota ainda que dois quintos dos potenciais compradores da Black Friday costumam começar a acompanhar os preços com uma antecedência de entre um a dois meses, enquanto cerca de um terço não faz qualquer tipo de preparação.

A Worten é a marca com maior recordação por parte dos consumidores (85%), com a Fnac (46%) e a Rádio Popular (31%) a fecharem o top três de notoriedade. Segundo o estudo, a Worten foi também a loja onde mais inquiridos compraram algum produto na Black Friday no ano passado (58%), seguida pela Fnac (28%) e Amazon (21%).

Para este ano, 60% dos participantes no estudo tencionam comprar na Worten, sendo que há mais homens (68%) a demonstrar essa intenção do que as mulheres (53%). Para 2024, “a previsão de compra é omnicanal (online e loja física), sendo que quem prevê comprar na Worten comprará mais em loja física (43%)”, refere-se em comunicado. Ainda assim, 38% diz que vai fazer as compras de forma exclusiva online (valor mais alto desde 2020, ano de pandemia).

Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, as apps das marcas (82%) e a televisão (80%) são os canais com maior impacto junto dos inquiridos.

A totalidade do universo em estudo (100%) revelou saber o que é a campanha de Black Friday, com este período de ofertas a destacar-se em comparação a outras campanhas similares como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou os Singles Day (37%). Entre estes, 85% associa a Black Friday a compras com descontos/preços baixos em várias lojas.

O estudo Black Friday 2024, realizado pela NetSonda para a Worten, decorreu entre os dias 2 e 9 de setembro. Foram realizadas mil entrevistas online, com uma amostra representativa da população portuguesa entre os 18 e os 45 anos. Esta dimensão amostral corresponde a uma margem de erro de próxima dos 3,10%.

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