Consumo na Black Friday aumenta 12% face a 2022, avança a SIBS

  • Lusa
  • 28 Novembro 2023

Na Black Friday de 2023 mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online, mais dois pontos percentuais face ao ano anterior.

As compras totais dos portugueses na Black Friday aumentaram 12% este ano face a 2022, mas o valor médio recuou 4% para os 39 euros, tendo o peso das compras online aumentado para 24%, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela SIBS.

De acordo com a entidade gestora do Multibanco, na Black Friday de 2023 mais de um quinto (24%) do valor gasto pelos portugueses foi em compras online, um peso que supera em dois pontos percentuais o valor de compras online registado no ano passado.

Em linha com o crescimento do comércio eletrónico, os dados do SIBS Analytics evidenciam que o MB WAY “continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal”. Na Black Friday deste ano registou um crescimento de 63% nas compras online e de 68% nas compras físicas face a 2022.

No que diz respeito ao valor médio das compras, a SIBS aponta uma diminuição de 4% em 2023 face ao período homólogo, de 40,4 euros para 39 euros. Apesar da diminuição do ticket médio de compra, continua a verificar-se um aumento – de 14% este ano – do valor gasto durante a Black Week (entre 20 e 25 de novembro) face ao restante mês de novembro de 2023.

“Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, acompanhando as campanhas comerciais relacionadas com este período”, nota a SIBS. “Neste contexto – explica – durante a Black Week verificou-se um aumento de 14% no valor de compras totais face a 2022” e, “em linha com esta evolução, a variação em euros do total de compras na Black Friday também registou um aumento de 12% face a 2022”.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos na Black Friday, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “moda e acessórios” (+167% face à média diária do mês de novembro), “beleza, cosméticos e perfumes” (+143%) e “material desportivo e recreativo” (+85%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo na Black Friday aumenta 12% face a 2022, avança a SIBS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião