Primeiro navio elétrico da Transtejo vai ligar Lisboa e Seixal a partir de fevereiro

  • Lusa e ECO
  • 28 Novembro 2023

Primeiro-ministro destacou a importância da travessia fluvial do Tejo, para "que não haja distância entre a margem certa, que é a esquerda, e a margem direita".

O “Cegonha Branca” vai ligar Lisboa e Seixal a partir de fevereiroD.R.

Na viagem inaugural do primeiro de dez navios elétricos que vão operar no Tejo, esta terça-feira, o primeiro-ministro realçou a importância da travessia fluvial do Tejo para aproximar as duas margens do rio.

“Vivemos numa área metropolitana que é uma grande cidade de duas margens e o que se quer entre as duas margens é que se possam aproximar e que não haja uma distância entre a margem certa, que é a esquerda, e a margem direita”, disse António Costa em tom bem-disposto.

Na sua intervenção durante a cerimónia que decorreu a bordo do “Cegonha Branca”, o chefe do Governo defendeu que a aposta no transporte público com menos emissão de gases com efeito de estufa exige um conjunto de investimentos cruciais para melhorar a qualidade dos transportes públicos a esse nível.

António Costa na viagem inaugural do primeiro de dez navios elétricos que vão operar na travessia do TejoLusa

Nesse contexto, destacou o lítio, referindo que Portugal tem este minério que é crucial para a eletrificação, desde as baterias dos telemóveis aos carros do futuro e do barco que hoje fez a viagem no rio Tejo e que estará ao serviço da travessia entre o Seixal e Lisboa a partir de fevereiro quando chegarem outros dois navios.

“Este barco não andaria se não houvesse mineração de lítio. Esta é uma oportunidade extraordinária para o país, um país que durante muitas décadas se queixou de não ter reservas naturais. Pois desta vez temos uma das maiores reservas europeia de lítio e este é um grande recurso natural que vai valorizar a economia do país no futuro”, disse.

Num comunicado, o Governo refere que o “Cegonha Branca”, entregue em março passado, “é o primeiro dos dez navios elétricos que estarão a operar no Tejo até 2025” e que “mais sete deverão ser entregues em 2024”.

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