“Portugal is Art”, diz Turismo de Portugal em campanha internacional de um milhão de euros
Os mercados alvo UK, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, EUA, Brasil, Países Baixos e Bélgica. O investimento até ao final do ano é de um milhão de euros e a criatividade e planeamento é da Dentsu.
“Portugal is Art” é a nova campanha internacional do Turismo de Portugal, onde é mostrado que se encontra arte em qualquer canto e nas mais variadas coisas de Portugal, desde as suas paisagens, aos vinhos, festivais e artesanato até ao surf.
A campanha alude assim à eterna questão “o que é arte?”, respondendo que “Portugal é arte”, nas suas mais variadas vertentes.
“Convidar a visitar Portugal pela lente da arte é enriquecer a nossa proposta de valor enquanto destino turístico: para o viajante – oferendo-lhe novas perspetivas e uma experiência turística diferenciada; para as empresas e profissionais – gerando negócio e empregos; para os residentes – através do desenvolvimento económico, social e sustentável do território“, diz Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado em comunicado.
Os mercados alvo da campanha são o Reino Unido, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, EUA, Brasil, Países Baixos e Bélgica, sendo que a campanha marca presença nas redes sociais, connected TV e digital out of home. Com criatividade e planeamento de meios da Dentsu, o investimento até ao final do ano é de um milhão de euros.
Lídia Monteiro, membro do conselho diretivo do Turismo de Portugal e responsável pela promoção da marca Visit Portugal, explica ao +M que esta campanha surge “na sequência de uma estratégia que visa demonstrar a relação entre turismo e cultura, uma vez que não há turismo sem cultura”.
“Daí a opção pela alegoria entre a arte, o país e as diferentes expressões de que é composta a nossa identidade. Queremos mostrar um país onde a arte atravessa paisagens, sabores, ondas e tradições, onde cada recanto se transforma numa expressão criativa”, acrescenta.
Quanto aos objetivos, a responsável explica que “cada vez mais as pessoas procuram enriquecer-se nas suas viagens”, pelo que esta campanha “vem responder a esse desejo, de forma genuína, irreverente e contemporânea”. “Queremos que uma experiência em Portugal seja uma viagem com significado“, diz.
“Para colocar Portugal como destino de arte ao lado dos mais reconhecidos destinos de arte do mundo, relançamos a velha discussão sobre o que é ou não é arte. E, em jeito demonstrativo, abrimos o leque e decidimos mostrar toda arte que se pode encontrar em Portugal, para lá da arte convencional”, refere, por sua vez, Ivo Purvis, diretor criativo executivo da Dentsu, ao +M.
“Nesta campanha entendemos que as obras de arte não se encontram apenas em museus, esculturas e monumentos, mas também se podem encontrar nos sabores, no mar e até nas pessoas que se destacam pela arte de bem receber. ‘This is art’ é o mote com que queremos ajudar a colocar Portugal como um destino de artes singulares e que, haja as discussões que houver sobre o que é arte, em Portugal existirá sempre espaço para a diversidade de opiniões“, acrescenta.
Além do filme conceito, vão também ser divulgadas versões mais curtas dedicadas a diferentes produtos turísticos, como ao enoturismo, gastronomia, bem-estar, surf ou aos festivais de música.
No caso do vinho e do artesanato, “as técnicas artesanais, passadas de geração em geração, continuam a dar vida a peças únicas, ao passo que as vinhas, cultivadas com uma espécie de respeito ritualístico, produzem vinhos que contam e perpetuam histórias através das castas e dos aromas. Ambos ilustram como a tradição e a inovação coexistem em harmonia, permitindo que o passado inspire o presente com frescura e originalidade”, refere-se em nota de imprensa.
Por outro lado, “a arquitetura e as celebrações culturais demonstram como a história se reinterpreta continuamente. Estruturas antigas e contemporâneas acolhem eventos e festivais que celebram a comunidade e a memória coletiva. Neste cruzamento de estilos e de épocas, a cultura floresce, criando espaços de encontro e de partilha”.
Já quanto à arte moderna e à gastronomia, estas são “manifestações de uma criatividade que encontra na tradição um ponto de partida para a inovação. Nas mãos de artistas e chefs, técnicas de outros tempos são reinventadas para criar obras e sabores que procuram surpreender. Este diálogo constante entre o passado e o presente celebra a autenticidade e abraça a vanguarda”.
Segundo o Turismo de Portugal, a cultura é “particularmente relevante” no turismo por ser “um ativo diferenciador, por representar a identidade do país e ser uma âncora de crescimento robusto que gera procura turística com valor”.
A campanha “Portugal is Art” foi apresentada no sábado por Pedro Reis, ministro da Economia, no congresso da APAVT – Agência Portuguesa das Agências de Viagens que decorreu em Huelva, Espanha. Segundo os dados apresentados no congresso, o turismo deverá fechar 2024 com novos recordes, nomeadamente com receitas turísticas de 27 mil milhões de euros, valor que se previa atingir em 2027.
“O desafio para Portugal é colocar os outros setores — e há muitos noutras áreas da economia [como o turismo], felizmente — também onde está o turismo, que é na primeira linha”, afirmou Pedro Reis, no evento.
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