Pessoas +M

Morreu Magalhães Crespo, presidente emérito do Grupo Renascença Multimédia

+ M,

Magalhães Crespo foi responsável pelo grupo Renascença durante 30 anos. Em 2005, ano em que se reformou, foi nomeado presidente emérito. Morreu esta madrugada aos 94 anos.

Morreu Fernando Magalhães Crespo, presidente emérito do Grupo Renascença Multimédia. Responsável pelo grupo dono da RFM, da Rádio Renascença e da Mega Hits durante 30 anos, integrou o conselho de gerência da Rádio Renascença primeiro como gerente, mais tarde como vice-presidente e em 2005, no ano da sua reforma, foi nomeado pelo então cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, presidente emérito do grupo, como homenagem aos serviços prestados à Renascença e à Igreja Portuguesa.

A Rádio Renascença recorda Magalhães Crespo como um “intenso lutador e homem de fé”, que desempenhou um “papel crucial na luta pela libertação da Renascença, ocupada pela extrema-esquerda nos anos quentes da Revolução“. “Os anos seguintes foram de forte desenvolvimento do projeto da Renascença, conduzindo-a à liderança e ao lançamento de novos canais como a RFM e a Mega Hits”, recorda o grupo que dirigiu durante 30 anos.

Em 2019, no aniversário dos 82 anos da Renascença, Magalhães Crespo foi homenageado com a atribuição do seu nome a uma das salas do novo edifício para onde o Grupo Renascença Multimédia se mudou, em maio de 2016.

O grupo declarou dois dias de luto pela morte do seu presidente emérito. “Esta é uma hora de agradecer (…) uma personalidade fortíssima, uma personalidade de liderança, uma personalidade que abraça causas acima dos seus interesses pessoais, sempre numa atitude de serviço e luta pela verdade e pela liberdade, pelo bem e pela causa da comunicação social portuguesa, que ficará mais pobre, mas também indelevelmente marcada pela presença desta figura na nossa história (…) O Grupo Renascença Multimédia reage com uma profunda gratidão”, afirma esta terça-feira o presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia, cónego Paulo Franco.

O presidente emérito do grupo, que em 2023 foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, morreu na madrugada desta terça-feira, aos 94 anos.

O velório e as celebrações fúnebres decorrem na Capela Exterior da Quinta do Bom Pastor, sede do grupo, desde as 17h desta terça-feira. Será celebrada missa hoje às 19h, presidida pelo Cónego Paulo Franco, e amanhã missa exequial de corpo presente, às 10h, presidida pelo cardial-patriarca de Lisboa Rui Valério.

 

 

* Notícia atualizada com horário das cerimónia fúnebres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.