Ideias +M

Galp renova patrocínio à FPF até 2030. Recorde algumas das campanhas de apoio à seleção

Carla Borges Ferreira,

O patrocínio da Galp à Federação Portuguesa de Futebol faz agora 25 anos, Menos Ais, Vuvuzelas, 11 por todos e todos por 11 ou Deixa Tudo em Campo são algumas das campanhas que ficaram na memória.

A Galp renovou até 2030 o patrocínio à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O acordo, assinado esta terça-feira, abrange a seleção nacional A masculina e a seleção nacional sub-21. O acordo, agora assinado por seis épocas desportivas, teve início em 1999.

Esta é uma ligação histórica entre duas instituições e duas marcas que simbolizam muito para os portugueses. É uma ligação emocional, porque o futebol e a seleção despertam a paixão dos adeptos. Mas é também uma ligação que partilha muitos valores que estão na matriz da Galp“, diz citado em comunicado João Diogo Silva, administrador executivo da Galp. “Como a ambição permanente de chegar mais longe e a convicção de que juntos, em equipa e em comunidade, somos mais fortes, queremos apoiar a seleção rumo à vitória”, acrescenta.

Ao +M, a Galp recorda algumas das métricas que sustentam a lógica de patrocínio à FPF. Durante o Euro 2024, os jogos da Seleção contam com mais de 3 milhões de espectadores em Portugal e o jogo Portugal x Chéquia foi o programa mais visto do ano. Por outro lado, a seleção portuguesa é a seleção com mais seguidores no Instagram a nível mundial e é também a terceira mais valiosa da Europa, avaliada em 1,04 mil milhões de euros, enumera Galp.

A Galp tem vindo a protagonizar algumas das campanhas memoráveis de apoio à seleção. A primeira, lançada em vésperas do Euro 2024, “Menos Ais”, garantiu à Galp o primeiro lugar de notoriedade entre patrocinadores da seleção e do Euro. No final da campanha, 85,5% das pessoas reconheceu o hino e destes, mais de três quartos, associou-o à Galp, recorda a companhia ao +M.

Já em 2010, a campanha Vuvuzelas, para o Mundial 2010, originou a venda de 535 mil vuvuzelas em lojas e estações de serviço Galp e atingiu uma notoriedade espontânea de 93%. A promoção que atribuía prémios e viagens ao Mundial contou com mais de 1,2 milhões de participações, diz a Galp.

O vídeo da campanha de 2012, “11 por todos e todos por 11” teve um acumulado de mais de 292 mil visualizações no YouTube.

No Euro 2016, o anúncio da campanha “Deixa Tudo em Campo” foi o que gerou o maior agrado junto dos consumidores entre as campanhas de todos os patrocinadores.

Em 2024, a campanha da Galp foi a que gerou um maior impacto emocional associada ao Euro’24, com um desempenho 24% superior à norma dos anúncios da televisão portuguesa durante o mesmo período. Este resultado levou a que fosse a marca com maior recordação entre os patrocinadores da Seleção Portuguesa de Futebol, aponta a companhia, citado um estudo da Mediaprobe. A campanha alcançou uma taxa de recordação sugerida de 74% e fez parte do Top 5 campanhas de TV de maior associação ao Euro’24.

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