Web Summit, a pausa nas interações digitais

  • Rita Oliveira
  • 21 Novembro 2024

Uma conversa presencial, onde é possível captar nuances, linguagem corporal e entonação, muitas vezes gera uma empatia que simplesmente não se consegue online.

Num mundo onde a digitalização permeia todos os aspetos da vida, a Web Summit destaca-se como um evento presencial que mais atrai uma audiência predominantemente digital first, uma geração que se caracteriza por uma integração profunda da tecnologia no seu quotidiano. Este aparente paradoxo levanta questões sobre a eficácia e a relevância de encontros físicos num contexto altamente digitalizado.

Apesar desta forte inclinação digital, a Web Summit continua a atrair milhares de participantes para Lisboa. Em 2024, o evento registou a presença de mais de 70.000 pessoas, incluindo 3.000 startups e 1.000 investidores e 160 países representados.

Este sucesso deve-se a vários fatores que evidenciam a complementaridade entre o digital e o presencial. Sim, as relações continuam a ser um dos principais motores de sucesso nos negócios e essa é uma das razões por trás do sucesso da Web Summit. Apesar do avanço das tecnologias e das inúmeras ferramentas de comunicação digital, o fator humano ainda desempenha um papel fundamental nas decisões de negócios e na criação de parcerias.

As relações pessoais ajudam a construir confiança, algo essencial para fechar negócios e formar parcerias duradouras. Uma conversa presencial, onde é possível captar nuances, linguagem corporal e entonação, muitas vezes gera uma empatia que simplesmente não se consegue online.

Em eventos como a Web Summit, as oportunidades de networking são mais espontâneas e, muitas vezes, levam a interações improváveis que não aconteceriam num ambiente digital. Conhecer alguém por acaso, ter uma conversa informal no corredor, ou até mesmo partilhar uma mesa durante uma pausa pode abrir portas inesperadas e facilitar colaborações autênticas.

Estar fisicamente presente num evento ainda transmite uma seriedade que muitas vezes se perde nas interações virtuais. Empresas e investidores valorizam a presença e o esforço, o que demonstra comprometimento e interesse. Esta presença física diz muito mais do que apenas a presença online, reforçando o alinhamento de valores e visão entre as partes.

Embora o digital seja essencial e continue a transformar o mundo dos negócios, as relações presenciais mantêm-se fundamentais para o sucesso, e a Web Summit comprova que o contacto humano direto continua a ser uma vantagem competitiva essencial.

  • Rita Oliveira
  • CEO da Shift

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