Descubra as palavras mais pesquisadas pelos portugueses no Google em 2024
"Euro 2024", "Digi" e "Jogos Olímpicos" são os temas que os portugueses mais procuraram no Google, num ano em que "José Castelo Branco" ou "Taylor Swift Portugal" foram outras tendências de pesquisa.
Com o fim de 2024 a aproximar-se cada vez mais, já é possível perceber quais as tendências de pesquisa dos portugueses, num ano marcado pelas eleições legislativas portuguesas e pelas eleições presidenciais norte-americanas, pela afirmação da inteligência artificial, pela vinda de Taylor Swift a Portugal ou pela realização de grandes eventos desportivos como o Campeonato Europeu de futebol ou os Jogos Olímpicos.
No cômputo geral, “Euro 2024” foi o tema mais pesquisado pelos portugueses. Já a segunda maior tendência de pesquisa passa pela “Digi“, marca de telecomunicações que chegou recentemente a Portugal, seguida pelos “Jogos Olímpicos“. No ranking do que os portugueses mais pesquisaram no Google seguem-se “eleições nacionais Portugal”, “debates legislativas”, “eleições EUA”, “Copa América”, “Sismo”, “Tempestade tropical Patty” e “Valência”.
Já o nome nacional mais pesquisado, por exemplo, foi o de José Castelo Branco, ao qual se segue o de Miguel Bravo e de Rúben Amorim. No panorama internacional lidera Kate Middleton, seguida por Betty Grafstein e Donald Trump, segundo o “Ano em Pesquisa 2024”, da Google.
De uma perspetiva prática sobre como fazer algo, os portugueses quiseram aprender sobretudo “como fazer um cravo?”, “como fazer IRS Jovem?” ou “como fazer quinoa?”. No entanto, no total das pesquisas feitas e começadas por “como”, lideram aquelas que foram feitas sobre “como votar nas eleições em Portugal?”, “como saber onde votar?” ou “como validar faturas 2024?”. Além disso, os portugueses quiseram tirar as dúvidas sobre “o que é mórmon?”, “o que é shisha?” ou “o que é world coin?”.
O futebol continua também a ser um tema de destaque no país. Num ano marcado por diversos acontecimentos, aquele que mais suscitou pesquisa por parte dos portugueses foi mesmo o Euro 2024, seguido pelas “eleições nacionais de Portugal” e pelas “eleições [dos] EUA”. Ainda no futebol, Diogo Costa, Lamine Yamal e João Neves foram os jogadores mais procurados, enquanto dentro do tema dos Jogos Olímpicos, a ginástica lidera entre as diferentes modalidades do evento mais procurada, ao que se segue a vela e a escalada.
Dentro do entretenimento, e no que diz respeito a programas, séries ou filmes, “Secret Story” liderou a curiosidade dos portugueses. “Big Brother” e “Divertidamente 2” foram os outros dois títulos mais pesquisados.
Já no que diz respeito ao campo musical, “Taylor Swift Portugal”, foi o tema mais pesquisado num ano em que a estrela norte-americana atuou em Portugal no final de maio, ao qual se segue “Ana Moura Globos de Ouro 2024″ e “Scorpions”, banda que também atuou em Portugal este ano no Rock in Rio e que já anunciou que volta ao país para o ano. Os artistas musicais lideram também entre as pesquisas feitas pelos portugueses sobre falecidos, com Liam Payne e Marco Paulo a encabeçarem a lista, seguidos pela atriz Ana Afonso.
Na cozinha, baba de camelo, pão de ló e crumble de maçã foram as receitas mais pesquisadas pelos portugueses. A culinária tem também lugar de destaque nas pesquisas começadas por “o que fazer com…”. Embora “o que fazer com crianças no Porto?” lidere a lista, na segunda e terceira posição aparece “o que fazer com claras ovo?” e “o que fazer com massa quebrada?”.
Quando quiseram confrontar duas opções, os portugueses pesquisaram principalmente por “PSD esquerda ou direita”, “rendimentos de categoria a ou b” e “Chéquia ou República Checa”.
Num ano marcado pela afirmação da inteligência artificial “detetor de IA”, “inteligência artificial online” e “humanizador de IA” foram as pesquisas mais vezes feitas pelos portugueses dentro deste tema tecnológico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.