Negócios +M

Continente é o maior anunciante de 2024. Arena e VML lideram nas agências

Carla Borges Ferreira,

À insígnia da Sonae juntam-se a Unilever-Fima e Ediclube no pódio. Nas agências de meios a Arena, Dentsu e OMD ocupam as primeiras posições. A liderança nas criativas é agora da VML.

O Continente é o maior anunciante do país em 2024. Repetindo o estatuto do ano anterior, a insígnia da Sonae investiu, a preços de tabela – ou seja, sem os descontos negociados com os meios – cerca de 626 milhões de euros. Os dados, ainda provisórios, colocam na segunda posição a Unilever-Fima, com 483 milhões de euros, e a fechar o pódio o Ediclube, com 475 milhões.

Altice Portugal, Nos, Lidl, Vodafone, L’Oreal, McDonald’s e Procter & Gamble são os anunciantes que completam o top 10 do ranking mensal elaborado pela MediaMonitor.

Nas agências de meios, a liderança continua com Arena, que, sempre a preços de tabela, investiu 1.866 milhões de euros. À agência da Havas Media juntam-se no pódio, tal como em 2023, a Dentsu, com 1.770 milhões de euros, e a OMD, com 1.667 milhões de euros.

Wavemaker, Initiative, Zenith, Mindshare, Havas Media, EssenceMediacom e Starcom Mediavest Grupo encerram o top 10. Destaque ainda, nas cinco posições seguintes, para a PHD, Universal McCann, PHD, Nova Expressão, Media Gate e Six:Am.

Ao contrário do que se passa com os anunciantes e com as agências de meios, nas agências criativas há alterações no topo da tabela, com esta agora a ser encabeçada pela VML. A Fuel ocupa agora a segunda posição, seguida pela Havas Worldwide, do mesmo grupo.

Publicis, O Escritório, Dentsu Creative, McCann Erickson, Bar Ogilvy, Santa Fé Orange e BBDO ocupam as restantes posições do top 10.

Analisando apenas o último mês, Modelo Continente, Altice e Nos foram os maiores anunciantes. Nas agências de meios, a dianteira é da Arena, Dentsu Media e OMD e, nas agências criativas, a VML, Fuel e Dentsu encabeçam o ranking.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.