Valor de um anúncio no Super Bowl atinge os oito milhões. Veja os spots já lançados
O preço para anunciar no intervalo da final da NFL tem vindo a subir paulatinamente, assim como o número de telespectadores, o que leva as marcas a pagar valores milionários para captar a sua atenção.
Pagar oito milhões de dólares (cerca de 7,6 milhões de euros) pela apresentação de um anúncio de 30 segundos? É este o valor que as marcas vão investir para marcar presença este ano no “intervalo milionário” do Super Bowl.
Este é assim um novo valor recorde para o evento desportivo — no ano passado o preço para anunciar era de sete milhões de dólares, — sendo que a Fox, responsável pela cobertura televisiva este ano, anunciava já em novembro a venda total de espaços publicitários para o intervalo da final da National Football League (NFL), que opõe este domingo os Philadelphia Eagles aos Kansas City Chiefs, e que vai ditar a campeã deste ano de futebol americano.
A Fox terá começado a vender os seus espaços para anúncios por sete milhões de dólares – à semelhança do ano passado — mas, com a procura, o valor acabou por subir para 7,5 milhões e depois para oito milhões, tendo pelo menos uma dezena de marcas adquirido o seu espaço ainda acima desse valor, segundo a Variety.
As marcas mostram-se assim dispostas a pagar valores milionários pela oportunidade de colocarem mais de 120 milhões de pares de olhos nos seus anúncios. No ano passado, recorde-se, a competição registou o número recorde de 123,4 milhões de telespectadores (entre televisão e streaming).
O valor do espaço publicitário, sublinhe-se, tem vindo a subir paulatinamente: enquanto em 2022 o valor se fixava em 6,5 milhões, há uma década este era de quatro milhões e há duas décadas de 2,4 milhões.
Fazendo uma comparação, o mesmo investimento feito pelas marcas para anuncicar no Super Bowl este ano permitiria comprar 1,35 mil milhões de impressões no TikTok, 1,6 mil milhões de impressões nos reels do Instagram, 700 milhões de impressões no Spotify ou 214 milhões de impressões na Amazon Prime Video, refere a Digiday.
Mas, mesmo o valor dos anúncios transmitidos antes ou depois da partida também aumentou. Enquanto 30 segundos de anúncio na cobertura antes do jogo custaram dois milhões de dólares no ano passado, este ano os valores atingiram os 4,5 milhões. De forma similar, o preço de um anúncio de 30 segundos na cobertura pós-jogo também passou de entre 2,5 a três milhões para quatro milhões de dólares, segundo a Variety.
Desta forma, é esperado que a Fox supere as receitas publicitárias geradas pela transmissão do ano passado Super Bowl, que ficou a cargo da CBS, e que quase atingiu os 600 milhões de dólares, no conjunto de todos os anúncios.
Este ano, o momento musical é protagonizado pelo rapper californiano Kendrick Lamar, com participação da cantora SZA, num espetáculo patrocinado pela Apple Music, que paga 50 milhões de dólares anualmente à NFL, mediante um acordo celebrado em 2022 e com validade de cinco anos. Já Jon Batiste é o responsável por cantar o hino nacional norte-americano enquanto Trombone Shorty e Lauren Daigle cantam “America the Beautiful”. Por último, Ledisi fará a voz de “Lift Every Voice and Sing”.
Em Portugal, o evento desportivo é transmitido a partir das 23h30 em streaming na DAZN, plataforma à qual se pode aceder através da compra do NFL Game Pass, disponível na DAZN a partir de 0,99 euros. Além de se poder acompanhar o Super Bowl LVIII, a transmissão vai também permitir ver todos os anúncios norte-americanos. É ainda possível escolher entre duas opções de transmissão, em português ou a transmissão dos EUA.
Entre as marcas que vão anunciar no evento encontram-se, por exemplo, a Hellmann’s, Doritos, Uber Eats, Pringles, Salesforce, Booking ou Stella Artois. Entretanto foram várias aquelas que já divulgaram os spots que vão transmitir no grande dia:
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