Negócios +M

Retalhistas publicaram mais folhetos promocionais em 2024

+ M,

O Continente foi a insígnia que mais apostou neste formato no ano passado, respondendo por 20% do total de folhetos lançados. Já o Intermarché foi o que mais aumentou a exposição em folheto.

As principais retalhistas presentes em Portugal publicaram um total de 1.044 folhetos promocionais em 2024, o que representa um aumento de 3,6% face ao ano anterior.

Analisando os últimos cinco anos, 2022 foi aquele em que se lançaram mais folhetos (1.111 folhetos), verificando-se uma quebra de 9% no ano seguinte, para os 1.008 folhetos. Embora o valor de 2024 tenha crescido, o mesmo ainda ficou abaixo do máximo do período em análise. Os dados são do serviço e-Foliotrack da Marktest.

Em termos de insígnias, o Continente, com 20% do total de folhetos lançados em 2024, foi a que mais apostou neste formato. Segue-se o E.Leclerc, que responde por 17% dos folhetos publicados e o Pingo Doce, com 15% dos folhetos. Na quarta posição, com mais 29 folhetos publicados do que em 2023, surge o Intermarché (13%), que troca assim de posição com o Lidl, que registou 11% de quota e encerra o top cinco.

Já em termos relativos, o Intermarché foi o retalhista que mais aumentou a exposição em folheto, com mais 23% de folhetos do que em 2023.

No que diz respeito ao número de inserções, este recuou 4,5% face a 2023, o que indica que embora o número de folhetos tenha aumentado, cada folheto lançado conta com um menor número de inserções.

O Continente foi também o responsável pelo maior número de inserções, com 26% de share, seguido de Pingo Doce, com 20%, e E.Leclerc, com 17%. Em conjunto, estas três insígnias respondem por quase dois terços (63%) das inserções promocionais.

Face ao ano anterior, Intermarché e El Corte Inglés foram as insígnias com maior aumento do número de inserções, com aumentos de 15% e 12%, respetivamente.

O estudo evidencia também que as inserções presentes em folheto sem promoção associada correspondem a 25% do total, tendo aumentado 19,5% face a 2023, quando representavam 20% do total de inserções.

Na análise, feita com recurso ao serviço e-Foliotrack, da Marktest, foram consideradas as insígnias da distribuição alimentar Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché Super, Lidl, Minipreço e Pingo Doce.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.