Negócios +M

Sete anunciantes respondem por um quinto do investimento publicitário no primeiro trimestre

+ M,

Os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 40,3% de toda a publicidade. Ediclube, Modelo Continente, Unilever FIMA, Nestlé, Lidl, Procter & Gamble e McDonald’s foram os que mais investiram.

Entre janeiro e março, um quinto (20,7%) do investimento feito em publicidade a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — foi de apenas sete anunciantes.

Ediclube, Modelo Continente, UnileverFIMA, Nestlé, Lidl, Procter & Gamble e McDonald’s foram assim responsáveis por um em cada cinco euros investidos em publicidade durante o primeiro trimestre de 2025. As conclusões são da MediaMonitor, do grupo Marktest, que faz a análise a preços de tabela.

O maior anunciante no acumulado dos primeiros três meses do ano foi o Ediclube, responsável por um share of voice de 4,1% face ao total do mercado publicitário de televisão, rádio, imprensa, outdoor e internet. Esta percentagem aumenta para 10,2%, quando analisada apenas entre o total dos 20 maiores anunciantes do trimestre.

O Modelo Continente surge em segundo lugar, com 3,8% de share of voice face ao total do mercado publicitário e 9,4% face ao total dos 20 maiores anunciantes, enquanto a Unilever FIMA ocupa a terceira posição, registando um de share of voice de 2,9% face ao total do mercado publicitário e 7,3% em relação ao total dos 20 maiores anunciantes.

Entre os 20 maiores anunciantes, que foram responsáveis por 40,3% da publicidade (sempre a preços de tabela) encontram-se seis empresas do grande consumo, três da grande distribuição, duas de telecomunicações, duas da restauração e sete de outros setores.

A televisão foi o meio em que os maiores investidores apostaram em maior medida e para onde canalizaram a grande maioria dos seus orçamentos, aponta ainda o estudo da MediaMonitor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.