REN asinala recordes nas renováveis, no consumo de luz e na exportação de gás em 2021

Em fevereiro, a produção de origem renovável chegou mesmo a atingir 88% (incluindo saldo exportador), o que representa o valor mais elevado desde abril de 1979, diz a REN

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pela REN, neste primeiro trimestre do ano a produção de origem renovável abasteceu 78,7% do consumo nacional de energia elétrica, aproximadamente dez pontos percentuais acima do registado no período homólogo. Em fevereiro chegou mesmo a atingir 88% (incluindo saldo exportador), o que representa o valor mais elevado desde abril de 1979.

A energia solar fotovoltaica, embora sem ter ainda uma quota muito significativa, refere a REN, continua a crescer tendo atingido no dia 21 de março a maior ponta de sempre com 750 MW.

Quanto ao consumo total de eletricidade durante os primeiros três meses de 2021 apresentou uma ligeira redução em comparação com o mesmo período de 2020 (recuo de 0,5% ou 1,6% considerando a correção dos efeitos de temperatura e dias úteis). No entanto, o primeiro trimestre deste ano ficou marcado por “picos de consumo elevados, tendo o valor mensal de janeiro atingindo a ponta mais elevada de sempre, dada a vaga de frio verificada”.

Relativamente ao gás natural, diz a REN, o consumo nacional diminuiu 2,4TWh (-14% face ao período homólogo), muito por causa da maior produção de eletricidade através de fontes renováveis e da contração de 45% no segmento de produção de energia elétrica. Ainda assim, entre janeiro e março o Sistema Nacional atingiu um novo máximo mensal de exportação de gás natural, com 828 GWh, e também o maior valor diário de sempre com 47,7 GWh. Neste período, Portugal foi abastecido sobretudo a partir do Terminal de GNL de Sines.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

REN asinala recordes nas renováveis, no consumo de luz e na exportação de gás em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião