Porquê investir em comunicação?

  • Rodrigo Almeida Fernandes
  • 26 Janeiro 2024

Não se trata de um investimento que traz retorno imediato, mas traz a longo prazo. Um retorno financeiro e reputacional. É neste último que está o maior ganho.

Ponto de ordem: comunicação não é marketing, embora muitas vezes estejam de mãos dadas no mesmo departamento. Marketing tem um conceito mais simples de entender, uma estratégia apoiada em dados concretos e mecanismos quantitativos que lhe permitem medir, matematicamente, os resultados. Marketing é o maior e melhor apoio das vendas.

Comunicação pode ser um conceito mais lato. Tem uma estratégia apoiada também em dados concretos, mas mecanismos qualitativos que apenas podem ser medidos a longo prazo, com conceitos mais subjetivos, mas análises objetivas e orientadas para resultados. Comunicação é o maior e melhor apoio do marketing.

Então porque deve um gestor investir em comunicação?

Porque qualquer profissional de negócios gosta de ver retorno de um investimento e valor acrescentado à empresa. E isto bastaria para responder a esta questão. Mas há mais.

Uma empresa, seja ela dirigida aos consumidores (B2C) ou a outros negócios (B2B), beneficia de uma estratégia de relações públicas e comunicação bem pensada e estruturada, para definir mensagens-chave, e para falar com os principais públicos e stakeholders. Desenganem-se os que acham que relações públicas ou comunicação é apenas saber lidar, comunicar e gerir os media. O seu significado é simples de ser entendido pelas próprias palavras que compõem o conceito: relações – públicas.

Saber estar próximo, e com mensagens relevantes, do público que é diretamente impactado pela atuação da empresa, e saber adequar as mensagens em que se baseia o negócio, e que norteiam a atuação da empresa, é o centro das relações públicas.

Uma estratégia de RP séria, sólida e coesa, faz com que esse mesmo público compreenda melhor a empresa, o seu posicionamento e a sua atuação, ganhando consequentemente uma perceção mais próxima da realidade. Esta perceção realista leva a um aumento da confiança e a uma consideração de reputação. No final do dia, tudo se traduz à construção da marca no imaginário das pessoas, e à solidificação da reputação.

Mas isto só resulta se houver uma integração e consolidação da estratégia. A mensagem é a mesma, mas tem de ser trabalhada e adequada a cada público. O primeiro e mais importante de todos é o público interno. São os colaboradores os primeiros a construir uma perceção sobre o local onde trabalham e a passá-la para o exterior. São o primeiro e mais importante público, assim com o primeiro e mais importante canal de comunicação. Só depois vem o público externo, ao qual apenas chegamos através de canais específicos e mensagens trabalhadas para cada um desses canais – os próprios (CRM, Redes Sociais, Revistas ou Newsletters), e os externos (como a imprensa).

É por isto claro que o melhor suporte para um negócio é ter uma estratégia de comunicação coesa e integrada, pois quem conseguir transmitir ao seu público uma mensagem clara, cativante e realista, ganha. Não se trata de um investimento que traz retorno imediato, mas traz a longo prazo. Um retorno financeiro e reputacional. É neste último que está o maior ganho, porque a construção e manutenção da reputação de uma empresa, assim como dos seus porta-vozes, é um motor fundamental do negócio, e é dos ativos mais valiosos de uma empresa, que lhe permitirá viver por vários anos.

É por tudo isto que se deve investir em comunicação.

  • Rodrigo Almeida Fernandes
  • senior communications consultant Corpcom

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