5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 30 Abril 2024

O dia fica marcado pelos resultados semestrais da Galp e Santander, num dia em que são conhecidos dados sobre a inflação e PIB, a nível nacional e europeu.

A época de resultados continua esta terça-feira, desta vez com a Galp, Santander e Inapa a apresentarem resultados referentes ao primeiro trimestre, numa altura em que serão conhecidas estimativas rápidas sobre a inflação e PIB, relativos ao mês de abril. Destaque ainda para a reunião de dois dias da Reserva Federal dos Estados Unidos, que arranca esta terça-feira, sobre a política monetária do país.

Galp, Santander e Inapa apresentam resultados

A temporada de divulgação de resultados prossegue esta terça-feira. Desta vez, com a Galp, antes da abertura de mercados, Santander, e a Inapa. Os investidores e analistas estarão particularmente aos dados da petrolífera depois de na semana passada a Galp se ter tornado na cotada mais valiosa da bolsa de Lisboa, acima dos 15 mil milhões de euros, mais do que o valor de mercado da EDP Renováveis e da EDP.

Inflação e PIB em foco cá dentro…

O dia ficar marcado pela publicação de um conjunto de indicadores pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com maior destaque para a estimativa rápida dos dados da inflação, referente ao mês de abril. No mês anterior, a inflação voltou a subir, em concreto 0,2 pontos percentuais, para 2,3%. Ademais, o gabinete de estatística português liberta os dados sobre as contas nacionais trimestrais até março, assim como o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio, referente a março.

…e lá fora

Também o Eurostat divulgará um conjunto de dados macroeconómicos, esta terça-feira. O gabinete de estatística europeu divulga a estimativa rápida sobre a evolução do PIB no primeiro trimestre do ano, tanto na zona euro, como na União Europeia. É ainda conhecida a estimativa rápida da inflação em abril em ambos os blocos.

Execução orçamental

Tal como todos os meses, a Direção-Geral do Orçamento DGO vai divulgar a síntese de execução orçamental, desta vez referente ao mês de março, altura em que o Governo de António Costa ainda estava em funções.

Fed reúne-se por causa dos juros

A Reserva Federal dos Estados Unidos arranca a reunião de dois dias sobre a política monetária, esta terça-feira. Em cima da mesa, está a possibilidade de a Fed sinalizar uma descida nos juros, numa altura em que o Banco Central Europeu já admitiu avançar nesse sentido em junho. No dia 1 de maio, quarta-feira, será comunicada a decisão da Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião