Velhos? Velhos são os trapos – e até esses podem ser reciclados

  • João Guerra
  • 18 Setembro 2025

Voltar a estudar depois de adulto é cada vez mais natural porque velhos são os trapos e até esses, na economia circular, ganham nova vida.

Estudar depois de adulto? Se não quiser perder tempo a ler o artigo, aqui vai a resposta direta: claro que sim!

Dizem que, com o avançar da idade, a energia diminui. Pessoalmente, não sinto isso. O que sinto é uma energia diferente, mais focada, mais serena, mais consciente. A idade traz-nos algo valioso: experiência. E, com a experiência, vem uma gestão de tempo mais apurada. Passamos a saber exatamente onde vale a pena investir os nossos recursos e o que é apenas ruído. Essa clareza é uma enorme vantagem.

A curiosidade também não desaparece. Pelo contrário, ganha novas dimensões. Pensamos de forma mais profunda e sentimos mais necessidade de contribuir para uma sociedade melhor, principalmente para as gerações seguintes. Essa consciência é, muitas vezes, o que nos inspira a regressar aos estabelecimentos de ensino, seja para um curso, uma pós-graduação ou até um mestrado.

E não estamos sozinhos. Cada vez mais universidades em Portugal estão a apostar em mestrados executivos e a subir nos rankings internacionais. Esta tendência reflete o investimento crescente na formação avançada de profissionais que procuram atualizar competências e expandir as suas redes de contactos. Esse crescimento revela não só a qualidade da oferta nacional, mas também a procura crescente de executivos que regressam ao ensino para se prepararem para liderar num mundo em constante mudança. Em paralelo, esta visibilidade internacional posiciona Portugal como um polo competitivo para a formação de líderes e gestores na Europa.

É precisamente de pensamento crítico e novas ideias que vive o marketing. Esta é uma área com uma capacidade única de se ligar a outras disciplinas, da psicologia à neurociência, da sociologia à antropologia cultural e, claro, à tecnologia, aos dados e à sustentabilidade. O marketing nunca existiu em silos, e isso é ainda mais verdade num mundo onde tudo está interligado. A capacidade de se ligar a diferentes áreas é o que transforma o marketing numa verdadeira força de inovação e crescimento.

Por isso, é natural que profissionais — e, em particular, profissionais de marketing — sintam uma vontade contínua de aprender. A oferta e as possibilidades são enormes. Desenvolver competências em novas áreas é, acima de tudo, um investimento na evolução do marketing como uma função estratégica, mais do que comunicar, constrói pontes, lidera a mudança e prepara as empresas para o futuro. E isto aplica-se tanto ao marketing B2C como ao B2B.

Por isso voltar a estudar depois de adulto é cada vez mais natural porque velhos são os trapos e até esses, na economia circular, ganham nova vida.

  • João Guerra
  • Diretor de marketing & comunicação Helexia Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Velhos? Velhos são os trapos – e até esses podem ser reciclados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião