Zenklub capta sete milhões em ronda da Série A. Quer expandir na América latina

Menos de um ano depois da ronda seed de 2,6 milhões de euros e, em pleno ano de pandemia, a plataforma de bem-estar mental Zenklub acaba de fechar nova ronda de financiamento em Série A, no valor de sete milhões de euros. Liderada pela brasileira Tarpon e pela portuguesa Indico Capital Partners, a ronda servirá para a empresa com sede em Lisboa aumentar a penetração no mercado brasileiro, apostando no segmento empresarial no país e, ainda, para preparar a expansão do negócio para o resto da América latina.

“Este aumento de capital vai permitir-nos captar o crescimento explosivo do mercado e cimentar ainda mais a nossa solução como líder de mercado. Também levará a Zenklub a outro nível em termos de desenvolvimento de soluções baseadas em dados, soluções que os nossos clientes necessitam, e possibilitará a formação dos profissionais que atendem o utilizador final. Em última análise, a experiência para o utilizador será mais personalizada e aumentará o desenvolvimento emocional e o apoio prestado”, assinala Rui Brandão, cofundador e CEO da Zenklub, citado em comunicado.

Fundada em 2016, a Zenklub criou uma plataforma online que permite que qualquer pessoa aceda a consultas online e apoio ao bem-estar emocional. Entre 2019 e 2020, a empresa viu o número de clientes aumentar 515%, e facilitou mais de 50 mil consultas online mensais através da sua plataforma, que conta com mais de 800 profissionais entre psicólogos, terapeutas e psicanalistas.

Atualmente, a startup trabalha com departamentos de recursos humanos de mais de 200 empresas, “um crescimento de 1.683% comparativamente a 2019″, assinala a empresa. “A pandemia pôs em evidência um problema antigo que não era reconhecido pela sociedade. O bem-estar mental foi estigmatizado e mal compreendido e as suas implicações pessoais e profissionais gerais não foram totalmente reconhecidas. Encontrámos na Zenklub uma oportunidade de resolver um problema global que custa à economia global mais de 1 trilião de dólares por ano”, sublinha Pedro Faria, cofundador da SK Tarpon. Já para Stephan Morais, presidente da Indico Capital Partners, o primeiro fundo a investir na Zenklub em 2019, “o crescimento exponencial da Zenklub mostra que há uma grande necessidade por colmatar. As pessoas estão a sofrer globalmente com grandes desafios de saúde, pessoais e económicos”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país do mundo com o maior índice de transtornos de ansiedade e o quinto maior índice de casos de depressão. Em 2020, globalmente havia mais de 260 milhões de pessoas que sofriam de ansiedade e mais de 320 milhões enfrentavam depressão sendo que a maioria delas não está em tratamento ou não conta com apoio formal.

Relacionados