Baixo Alentejo com apoio de quase um milhão de euros para recolha de biorresíduos

  • ECO e Lusa
  • 16 Setembro 2022

Os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo vão ter apoio do Fundo Ambiental, num total de “mais de 955 mil euros”, para a implementação da recolha seletiva de biorresíduos.

“Vamos apoiar medidas destinadas a reduzir a deposição de resíduos em aterro e também a deposição ilegal ou irregular de resíduos que se faz por esses barrancos e ribeiras”; o que é “um crime ambiental”, assegurou António Bota, presidente do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL). Nesse sentido, os 13 municípios da CIMBAL vão ter um apoio de “mais de 955 mil eurosdo Fundo Ambiental para a implementação da recolha seletiva de biorresíduos nos territórios.

Este apoio é concedido através do programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de recolha seletiva de biorresíduos”, no âmbito de um protocolo a assinar entre a comunidade intermunicipal (CIMBAL), localizada em Beja, e o Fundo Ambiental.

A CIMBAL explicou, num comunicado, que o projeto vai ter como “principal objetivo” apoiar os municípios na realização “de medidas ou ações destinadas a reduzir a deposição de resíduos em aterro”, nomeadamente “projetos para a recolha seletiva de resíduos [e] de compostagem comunitária ou doméstica”.

Poderemos vir a não [ter] o problema resolvido, mas alguma melhoria naquilo que é a nossa cultura sobre a deposição de biorresíduos que, muitas vezes, acontece nos locais menos esperados e de um modo ilegal, afetando o ambiente e a saúde pública.

António Bota

Presidente do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo

Em declarações à Lusa, o também autarca em Almodôvar frisou que este “é um projeto extremamente interessante para o Baixo Alentejo, para os municípios e para todos os munícipes”. Até porque, justificou: “Poderemos vir a não [ter] o problema resolvido, mas alguma melhoria naquilo que é a nossa cultura sobre a deposição de biorresíduos que, muitas vezes, acontece nos locais menos esperados e de um modo ilegal, afetando o ambiente e a saúde pública”, frisou.

A fase de candidaturas dos municípios ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de recolha seletiva de biorresíduos” vai decorrer ao longo do ano de 2023 e os projetos são financiados a 100%. No âmbito do protocolo a assinar com o Fundo Ambiental, caberá à CIMBAL a análise e aprovação das candidaturas a apresentar pelas câmaras municipais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baixo Alentejo com apoio de quase um milhão de euros para recolha de biorresíduos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião