Florensics, Parkz ou Sea2Future… Conheça as startups vencedoras da TecStorm

Os jovens empreendedores disputaram um prémio global de 10 mil euros na última edição desta hackathon universitária.

Florensics, Sea2Future, TechWrap, Parkz e EcoRevive são as startups vencedoras na 8.ª edição da TecStorm. A última edição da hackathon universitária reuniu mais de mais de 500 inscrições, avaliou 28 projetos e elegeu oito finalistas nas quatro categorias a concurso. Os jovens universitários disputaram um prémio global de 10 mil euros.

‘Mais uma edição do TecStorm que termina com grande sucesso. Todos os participantes estão de parabéns porque arriscaram e conseguiram provar mais uma vez que em Portugal a criatividade e a inovação se mantêm ao mais alto nível. Não só os projetos vencedores mas todos os outros que foram desenvolvidos e finalizados nestes 3 dias mostram que, com espírito empreendedor e muita vontade de marcar a diferença, é possível criar projetos com relevância, que respondem a problemas da vida real’, afirma Gonçalo Reis, Presidente da JUNITEC – Junior Empresas do Instituto Superior Técnico, citado em comunicado.

Durante três dias mais de 114 universitários de todo o país estiveram reunidos na Fundação Champalimaud, em Lisboa, para desenvolver e finalizar 28 projetos tecnológicos, distribuídos pelas quatro categorias a concurso: conectividade, energia, saúde e mobilidade. Os jovens universitários disputaram um prémio global de 10 mil euros.

Quais os vencedores

Na categoria Conetividade a vencedora foi a Florensics que propõe um “sistema para prevenção e combate de incêndios que utiliza IoT para criar uma rede de dispositivos, estrategicamente distribuídos por uma área florestal, para envio de alertas em caso de incêndio”. A categoria teve como finalista a PreçoCerto, uma app que “disponibiliza informação sobre stock, lotação e preçário dos supermercados nas redondezas” do utilizador.

A Sea2Future – “veículo marítimo de superfície não tripulado, equipado com motores elétricos e sistema básico de aquisição de dados que permite patrulhar a costa de forma elétrica e autónoma” – foi a vencedora na categoria Energia, que teve como finalista a GenH2 (sistema que “converte o excesso de energia solar em hidrogénio limpo, armazenável, tornando possível a independência energética”).

Na categoria Saúde o prémio foi para a TechWrap (“sistema composto por um curativo inteligente, equipado com sensores que enviam informações sobre o estado de cicatrização de lesões para uma aplicação que monitoriza as condições de recuperação”), tendo a BAMN (colar cervical inspirado em “materiais bistáveis auxéticos, que oferece um ajuste seguro e confortável para o tratamento eficaz de lesões cervicais”) sido a finalista.

a Parkz – aplicação que recorre a IA para dar informação de “estacionamento em tempo real, informações sobre carregamento elétrico e envolvimento gamificado para uma experiência de condução melhorada” – venceu em Mobilidade Sustentável, categoria onde a EcoRevive (que concilia IA “com sistemas de recolha, armazenamento e distribuição, facilita o processo de reciclagem através da instalação de sensores em ecopontos”) chegou a finalista.

A EcoRevive ganhou ainda em Melhor Pitch – prémio atribuído pela Microsoft –, tendo a Sea2Future vencido em Melhor Protótipo, num prémio atribuído pela Worten.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Florensics, Parkz ou Sea2Future… Conheça as startups vencedoras da TecStorm

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião