Startup Bandora vence fase local do Zurich Innovation Championship

  • ECO Seguros
  • 15 Abril 2024

A fase local de Portugal contou com 70 inscrições e a vencedora "é o reflexo desta nossa ambição contínua de criarmos impacto positivo através da inovação”, diz representante da Zurich.

A Bandora é a startup portuguesa vencedora da fase local da 5.º edição do Zurich Innovation Championship, programa global onde startups concorrem para colaborar com a Zurich. Segundo um comunicado enviado pela seguradora, a startup dedica-se à transformação digital e energética dos edifícios e a solução que apresentou foca-se no conforto dos seguradoras “que permite uma diminuição significativa da pegada carbónica e dos custos”.

Márcia Pereira, co-fundadora e CEO da Bandora vai defender o projeto de transformação digital e energética dos edifícios na final da Zurich Innovation Championship.

Esta edição contou com 3300 inscrições a nível global, das quais 70 efetuaram a candidatura diretamente a Portugal.

“Nesta edição do Zurich Innovation Championship, voltámos a contar com ideias disruptivas e com potencial para fazer a diferença no futuro da Zurich e do setor segurador. A solução de eficiência energética apresentada pela Bandora, que elegemos como vencedora, é o reflexo desta nossa ambição contínua de criarmos impacto positivo através da inovação”, destaca Nuno Martins, Innovation Lead da Zurich Portugal.

As startups eleitas nos diferentes países avançam para a fase global do concurso, onde serão selecionadas as 10 vencedoras desta edição. As vencedoras globais serão anunciadas em maio e posteriormente integrarão um programa de aceleração que decorre até setembro. As vencedoras da fase global podem receber um financiamento de até 100 mil dólares e a orientação de líderes do grupo Zurich, assim como de especialistas externos.

“A fase de aceleração vai permitir validar se as soluções respondem às necessidades dos clientes, com vista a serem adotadas – não só no país onde foram vencedoras, mas também em outros países onde o Zurich Insurance Group está presente. As iniciativas implementadas vão transformar-se em soluções conjuntas até ao final de dezembro de 2024.”, refere o grupo.

Na edição do ano passado, as startups vencedoras da fase nacional foram a Inspektlabs e a Minalea, tendo esta sido uma das vencedoras globais. Entre anteriores vencedores nacionais das edições anteriores encontra-se a Automaise e CBR Genomics, em 2021/2022, a Aplanet, que representou Portugal na fase regional da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) em 2019/2020 e a Habit Analytics, que venceu a fase regional EMEA em 2018/2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startup Bandora vence fase local do Zurich Innovation Championship

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião