Startup Bandora vence fase local do Zurich Innovation Championship
A fase local de Portugal contou com 70 inscrições e a vencedora "é o reflexo desta nossa ambição contínua de criarmos impacto positivo através da inovação”, diz representante da Zurich.
A Bandora é a startup portuguesa vencedora da fase local da 5.º edição do Zurich Innovation Championship, programa global onde startups concorrem para colaborar com a Zurich. Segundo um comunicado enviado pela seguradora, a startup dedica-se à transformação digital e energética dos edifícios e a solução que apresentou foca-se no conforto dos seguradoras “que permite uma diminuição significativa da pegada carbónica e dos custos”.
Esta edição contou com 3300 inscrições a nível global, das quais 70 efetuaram a candidatura diretamente a Portugal.
“Nesta edição do Zurich Innovation Championship, voltámos a contar com ideias disruptivas e com potencial para fazer a diferença no futuro da Zurich e do setor segurador. A solução de eficiência energética apresentada pela Bandora, que elegemos como vencedora, é o reflexo desta nossa ambição contínua de criarmos impacto positivo através da inovação”, destaca Nuno Martins, Innovation Lead da Zurich Portugal.
As startups eleitas nos diferentes países avançam para a fase global do concurso, onde serão selecionadas as 10 vencedoras desta edição. As vencedoras globais serão anunciadas em maio e posteriormente integrarão um programa de aceleração que decorre até setembro. As vencedoras da fase global podem receber um financiamento de até 100 mil dólares e a orientação de líderes do grupo Zurich, assim como de especialistas externos.
“A fase de aceleração vai permitir validar se as soluções respondem às necessidades dos clientes, com vista a serem adotadas – não só no país onde foram vencedoras, mas também em outros países onde o Zurich Insurance Group está presente. As iniciativas implementadas vão transformar-se em soluções conjuntas até ao final de dezembro de 2024.”, refere o grupo.
Na edição do ano passado, as startups vencedoras da fase nacional foram a Inspektlabs e a Minalea, tendo esta sido uma das vencedoras globais. Entre anteriores vencedores nacionais das edições anteriores encontra-se a Automaise e CBR Genomics, em 2021/2022, a Aplanet, que representou Portugal na fase regional da EMEA (Europa, Médio Oriente e África) em 2019/2020 e a Habit Analytics, que venceu a fase regional EMEA em 2018/2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Startup Bandora vence fase local do Zurich Innovation Championship
{{ noCommentsLabel }}