Famalicão reconduzido na coordenação da Rede das Cidades Educadoras
O conceito de ‘Cidade Educadora’ é um modelo de gestão e desenvolvimento que atravessa toda a administração municipal.
O Município de Vila Nova de Famalicão foi reeleito para a Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, órgão que integra ainda representantes dos Municípios de Lisboa, Torres Vedras, Águeda, Lagoa, Santo Tirso e Valongo. A Comissão foi eleita pelos 52 municípios que participaram no Encontro Nacional realizado esta sexta-feira, 20 de janeiro, no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, salienta que a eleição “é motivo de satisfação e de responsabilidade”, certo de que este papel é reflexo “do trabalho que tem sido desenvolvido na educação, uma sementeira onde germinam cidadãos do futuro, e do compromisso que Famalicão assume com políticas municipais amplas, que privilegiam o princípio da diferenciação e da não discriminação, na implementação de uma educação inclusiva de qualidade, e ao longo da vida. É exemplo o investimento municipal que assegura, desde o ensino pré-escolar, o conhecimento e o fomento da capacidade de inovação, que se reflete na veia empreendedora deste concelho”.
Augusto Lima, Vereador da Educação e Ciência, apresentou os argumentos do concelho para continuar a trabalhar na coordenação do projeto nos próximos dois anos. “Orgulhamo-nos de ser uma Cidade Educadora e à semelhança do que fazemos desde 2019, aquando da primeira eleição, neste mandato vamos continuar a trabalhar para criar sinergias, estabelecer pontes e sedimentar o trabalho em rede neste fórum, envolvendo e partilhando saberes, para construir um futuro melhor para todos” afirmou.
O conceito de ‘Cidade Educadora’ é um modelo de gestão e desenvolvimento que atravessa toda a administração municipal, não se resumindo ao âmbito escolar, e que envolve toda a comunidade e os seus agentes.
Refira-se que o Município de Vila Nova de Famalicão aderiu em 2010 à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que promovem a troca e a partilha de experiências no âmbito da educação, em toda a sua abrangência, e que entendem a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.
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