Executivo falha prazo para reestruturar serviços a integrar nas regiões
Após falhar o prazo para a reestruturação das CCDR, o Governo falhou agora o reenquadramento dos serviços que serão transferidos para as regiões.
A reestruturação dos serviços a integrar nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) deveria acontecer “até ao final de março de 2023”, mas o prazo não foi cumprido, visto que a própria “reestruturação das CCDR” também continua por completar — passo este que estava previsto ser concluído em janeiro –, noticia o Público (acesso pago).
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, revela que, depois de aprovada em Conselho de Ministros a lei orgânica das CCDR, o decreto-lei foi agora “aprovado em definitivo [pelo Governo] após auscultação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (Anafre)“. Entretanto, o diploma, que fará com que as CCDR passem a ter estatuto de institutos públicos especiais, “irá para o Presidente da República para ser promulgado”.
De seguida, será necessário fechar o contrato-programa que visa alinhar as orientações de política pública nacional com a sua implementação a nível regional – na prática, explica Ana Abrunhosa, consagra o “compromisso das regiões para com os objetivos nacionais”. Em paralelo, é necessário “fazer os estatutos das CCDR”, aponta ainda a ministra, detalhando ser preciso definir “tudo o que são as competências” das regiões, trabalho este “quase terminado com os diferentes ministérios”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Executivo falha prazo para reestruturar serviços a integrar nas regiões
{{ noCommentsLabel }}