Cascais já tem 140 caixotes de lixo inteligentes para reduzir pegada ambiental
Sob o mote "Deixe o lixo comigo, crie bom ambiente", a autarquia de Cascais já tem 140 caixotes de lixo inteligentes, ampliando a cobertura do território em prol do ambiente e da sustentabilidade.
A Câmara Municipal de Cascais relança os caixotes de lixo inteligentes, com uma nova imagem, em 140 localizações da localidade – o triplo do que tinha até agora –, ampliando, assim, a cobertura do território. Numa aposta na sustentabilidade, estes equipamentos têm uma maior capacidade de compactação e armazenamento ao ponto de reduzirem em cerca de oito vezes as necessidades de recolha.
“Este é o maior número de caixotes de lixo inteligentes num concelho do país, numa iniciativa que se iniciou em 2018 e que tem dado provas de melhorar a eficiência, e a gestão da limpeza urbana e do espaço público”, avança a autarquia liderada pelo social-democrata Carlos Carreiras.
Os caixotes de lixo inteligentes funcionam a energia solar, através de um painel instalado no topo do equipamento. E apresentam a particularidade da “capacidade de compactação e armazenamento reduzirem em cerca de oito vezes as necessidades de recolha”. Na prática, explica a autarquia, “a comunicação dos níveis de enchimento de cada caixote inteligente com a central de dados da Cascais Ambiente faz com que as operações de esvaziamento só ocorram quando a capacidade máxima de armazenamento de lixo está quase a ser atingida”. O que acaba por otimizar a produtividade e “a pegada ecológica da operação de limpeza”.
Quando a autarquia iniciou o projeto, em 2018, apostou na instalação de uma dezena de equipamentos nas zonas mais turísticas do concelho e os resultados foram de tal ordem satisfatórios que, em 2021, aumentou os equipamentos para 46, instalando agora 140.
Este é o maior número de caixotes de lixo inteligentes num concelho do país, numa iniciativa que se iniciou em 2018 e que tem dado provas de melhorar a eficiência, e a gestão da limpeza urbana e do espaço público.
Sob o mote “Deixe o lixo comigo, crie bom ambiente”, a nova imagem, agora apresentada, para os 140 caixotes de lixo inteligentes de Cascais “pretende tornar o modo de utilização ainda mais evidente”. O município quer incutir nos munícipes e turistas a necessidade descartar os resíduos pequenos – como embalagens de alimentos, balões, beatas, guardanapos, copos de papel, beatas e filtros de tabaco – nestes equipamentos mais sustentáveis.
“O objetivo é, acima de tudo, promover a eficiência, o conforto de utilização e a otimizar a nossa capacidade de resposta em alturas de grande afluência, como os eventos ou os dias festivos”, afirma Luís Almeida Capão, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, empresa pública que gere a limpeza urbana no território.
Para analisar o impacto destes equipamentos relativamente à perceção dos munícipes sobre a limpeza urbana, todos os caixotes do lixo inteligentes têm um QR Code que conduz a um pequeno inquérito de satisfação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cascais já tem 140 caixotes de lixo inteligentes para reduzir pegada ambiental
{{ noCommentsLabel }}