Nutella vai retratar 15 regiões do país em campanha e edição especial
"Mais do que objetivo de vendas, é sobretudo mais um passo na construção da imagem de uma love brand", explica ao +M Franco Martino, diretor de comunicação corporativa da Ferrero.
Aveiro, Ponte de Lima, a ilha do Pico, Santana, Alentejo, Berlengas, Douro, Lisboa ou Nazaré são algumas das 15 localidades ou regiões retratadas numa edição especial que a Nutella está a colocar no mercado.
“A seleção das 15 paisagens resulta de uma cuidada seleção baseada no conhecimento do território português e das suas belezas, onde envolvemos as equipas da Nutella, as agências de comunicação envolvidas, bem como os relatos que os consumidores nos enviam através das redes sociais“, explica ao +M Franco Martino, diretor de comunicação corporativa da Ferrero.
“As ideias de marketing de sucesso estão sempre ligadas a valores universais, e o sentimento pela nossa terra, pelos nossos lugares, é um valor universal e transversal. Fazer edições de frascos de Nutella dedicadas à nossa geografia tem tanto um valor sentimental para quem está ligado a esses lugares, como um valor informativo para quem ainda não os conhece“, acrescenta o responsável, questionado sobre o surgimento desta ideia.
A campanha ‘Em casa temos o que é bom’ é uma ação que “gera valor para a comunidade, promove o turismo e ativa diretamente a economia local“, defende Franco Martino. “Ao mesmo tempo, é uma ação de comunicação participativa. Isto é, as comunidades podem indicar lugares que considerem de relevo e, dessa forma, fazerem parte das nossas edições limitadas. Com isso, podem ativar a sua própria comunicação e beneficiar do eco mediático oferecido por esta atividade da Nutella”, prossegue.
Esta é a segunda vez que a marca do creme de avelãs e cacau desenvolve a campanha ‘Em casa temos o que é bom’, este ano com novos locais. “Decidimos repetir esta campanha devido ao sucesso que tivemos na edição anterior e também porque recebemos vários pedidos de pessoas que queriam ver as suas localidades refletidas nos frascos de Nutella, para guardarem como recordação”, justifica o responsável ibérico. E é possível que não fique por aqui. “O país tem uma riqueza de paisagens, de história e cultura vastíssima. Não é possível mostrar todas as localidades ou regiões de uma só vez”, sustenta.
Franco Martino não avança o número de frascos que serão colocados no mercado nesta edição especial. “Ainda não sabemos o número total de produção. Isso depende sempre da procura dos clientes”, justifica.
As vendas não são o principal objetivo nesta ação. “Mais do que objetivo de vendas, é sobretudo mais um passo na construção da imagem de uma love brand, que para além da sua função específica de produto, alimenta a relação com os seus consumidores através de uma relação que mexe com as emoções e valores partilhados, como a valorização do nosso património geográfico, histórico e cultural”, frisa.
“Este tipo de ativação só é possível para marcas que tenham esta dimensão de alta penetração, marcas transgeracionais que aspirem estar sempre atualizadas e capazes de um diálogo construtivo com o seu público“, declara Franco Martino.
Com planeamento da Dentsu, a campanha ‘Em casa temos o que é bom” vai ser comunicada em televisão, out-of-home (OOH) e redes sociais. A LLYC assegura a parte de PR e influencers. “Também estamos a trabalhar com alguns influencers para mostrarem de forma criativa alguns dos locais que escolhemos para a campanha deste ano”, explica o responsável.
Nas plataformas da marca é também disponibilizada informação e receitas típicas de cada localidade, mas associadas ao produto Nutella.
Até ao final do ano, Franco Martino antecipa, sem entrar em pormenores, “mais novidades em Portugal das outras marcas do grupo”. Kinder, Ferrero Rocher ou Mon Chéri são algumas das marcas presentes em Portugal.
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