IPDJ e federações unem-se em campanha de prevenção à violência no desporto
A campanha resulta de uma parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude com as Federações Portuguesas de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol.
O Instituto Português do Desporto e Juventude IPDJ lançou uma nova campanha nacional que visa combater e prevenir a violência no desporto, destinada tanto a miúdos como graúdos. “Não seja bully de bancada. Não ensine ninguém a ser”, é o mote.
A campanha pretende também assim sensibilizar os pais e encarregados de educação para a importância dos valores desportivos e do incentivo às boas práticas enquanto as crianças e jovens desenvolvem atividades desportivas.
O spot é protagonizado por cinco crianças que reproduzem exemplos de discursos ouvidos entre os mais velhos que os acompanham no desporto.
“Aprendi com o meu pai que o árbitro é ladrão e a mãe dele é uma prostituta”, “aprendi com a minha mãe que os jogadores da outra equipa merecem morrer”, “aprendi com o meu tio que ser um bom adepto é beber até cair”, “aprendi com o meu padrinho que um jogador preto deve ser chamado de macaco” ou “aprendi com o meu avô que dizer palavrões faz parte do jogo”, são as frases exemplificativas que refletem falas proferidas por acompanhantes de crianças e jovens em locais de prática desportiva, “incentivando um discurso de ódio incompatível com os valores desportivos”, refere-se em nota de imprensa.
“Tendo as crianças uma forte tendência para imitar os comportamentos dos adultos que lhes servem de referência, cabe precisamente a estes últimos quebrar um potencial ciclo de perpetuação adotando atitudes consideradas como bons exemplos”, diz a IPDJ.
“O desporto tem de ser fonte de respeito por todos os intervenientes, de ética, fair play e a campanha #NãoSejaBullydeBancada pretende alertar para que a solução tem de começar nas camadas jovens, cujo contexto formador amplia a necessidade de se trabalhar para um ambiente mais saudável”, defende ainda o Instituto Português do Desporto e Juventude.
A campanha resulta de uma parceria do IPDJ com a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação de Patinagem de Portugal e a Federação Portuguesa de Voleibol.
No âmbito desta parceria vão existir, em vários jogos das cinco modalidades, momentos específicos de sensibilização dos espectadores para o tema.
A campanha vai também ser divulgada através das redes sociais e publicidade estática, através de múltiplas plataformas distribuídas pelo país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.