+M

Vídeo é o formato mais valioso para os marketeers nas redes sociais

Rafael Ascensão,

Mais de metade dos profissionais estão a reforçar o investimento em conteúdos vídeo. As fotos continuam a desempenhar um papel preponderante, com 86% dos inquiridos a utilizar este formato.

A maioria (88%) dos marketers encara o vídeo como o formato publicitário mais valioso nas redes sociais. A eleição é devido à sua capacidade de simplificar informação complexa, de criar a sensação de imediatismo e de se conectar com audiências diversas. A conclusão é do estudo “From Storytelling to Sales”, da Getty Images, que inquiriu 1500 profissionais de marketing de 21 países.

O estudo refere ainda um inquérito complementar feito a consumidores, também da Getty Images, no qual 65% das pessoas a nível global se mostra favorável a consumir conteúdos das marcas nas redes sociais em formato de vídeo, o que representa “uma fonte significativa de aconselhamento e informação enquanto se aumenta a exposição da marca, em especial entre consumidores mais jovens”.

Complementarmente, e consoante o setor, são encontradas diferenças nesta recetividade por parte dos consumidores. Na áreas das tecnologias, saúde ou viagens, os consumidores são mais recetivos a conteúdos onde sejam mostradas interações do dia-a-dia por parte de outros utilizadores, com que se possam identificar. Já quanto aos setores financeiros e automóveis, os consumidores são mais aliciados através de vídeos produzidos pela empresa, em linha com a mensagem passada nos sites das marcas.

“A ubiquidade das redes sociais como veículo de comunicação em todos os segmentos de negócios acelerou o uso de conteúdos de vídeo para captar a atenção dos consumidores e atingir resultados”, refere Gene Foca, chief marketing & revenue officer da Getty Images.

À medida que os consumidores exigem cada vez mais conteúdo dinâmico e interativo, os profissionais de marketing devem aproveitar ativamente o poder do vídeo nos seus planos de marketing, de forma a mobilizar ativamente as audiências e criar exposição de marca. O vídeo é um formato muito atraente para contar história visuais de uma forma atrativa que ressoa no público e, em último caso, impulsiona vendas“, acrescenta Gene Foca.

O estudo “From Storytelling to Sales” revela também que 71% dos inquiridos antecipa aumentos no orçamento de investimento em conteúdos durante os próximos trimestres, dados que sugerem que embora alguns esforços para serem mais eficientes em outras áreas de negócios, os profissionais de marketing reconhecem o “papel crítico” desempenhado pelos conteúdos, quando se trata de atrair crescimento e a interação de clientes, refere o estudo.

No cômputo geral, mais de metade (52%) dos profissionais estão a reforçar o investimento em conteúdos de vídeo, mas as fotos ainda continuam a desempenhar um papel preponderante, com 86% dos inquiridos a afirmar que precisam desse tipo de conteúdos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.