Marketing

Porbatata recorre à “lógica da batata” para promover o consumo nacional

Carla Borges Ferreira,

A Porbatata tem como meta aumentar o consumo de batata portuguesa em 10% nos próximos dois anos. A campanha foi desenvolvida pela agência Evaristo. 

 

“Consumir nacional é a lógica da Batata! é o mote da campanha que a Porbatata, Associação da Batata de Portugal, vai lançar esta quinta-feira para promover o consumo de batata portuguesa. “Este ano vamos desafiar os consumidores a fazerem uma escolha lógica: consumir batata nacional, consumir um alimento saudável, sustentável e económico. O mote da campanha é mesmo “A lógica da batata!” e pretendemos aumentar o consumo da batata portuguesa, no seu período de colheita, que decorre entre finais de maio e setembro”, explica ao +M Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

O objetivo, prossegue o responsável, passa também por fortalecer a relação com parceiros do retalho alimentar, para que a batata portuguesa tenha visibilidade na prateleira. Para tal, a Porbatata conta com o apoio da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e a adesão das principais cadeias de distribuição, prossegue.

A associação pretende também reforçar a divulgação da marca coletiva, a Miss Tata, criada em 2020. “Queremos ver visível nas embalagens da batata nacional”, acrescenta Sérgio Ferreira.

A campanha, desenvolvida pela agência Evaristo e apresentada esta quinta-feira em Salvaterra de Magos, vai estar presente nas redes sociais e nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. “O investimento não é avultado e é todo feito pelos associados da Porbatata. A grande distribuição colabora – de forma gratuita – divulgando o selo Miss Tata nas suas plataformas de comunicação Queremos fazer mais e melhor, mas precisamos de financiamento para continuar e incrementar o trabalho de comunicação desenvolvido“, comenta o presidente da associação.

Em 2022, de acordo com a Porbatata, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais cresceram 56% (para mais de 81 milhões de quilos). O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que representa 67% do valor total das exportações. “A produção nacional representa atualmente cerca de 45 a 50% do consumo interno, o que significa que, para além da comunicação, é fundamental trabalhar no aumento da capacidade produtiva“, prossegue Sérgio Ferreira. Uma meta que gostaríamos de alcançar é aumentar o consumo de batata portuguesa em 10% nos próximos 2 anos”, adianta. No entanto, reforça, “o setor precisa de mais incentivos à produção para aumentar a sua capacidade e satisfazer as necessidades de consumo”.

O presidente da Porbatata acredita que os consumidores estão mais despertos para consumir nacional. “Mas é preciso que a produção e a distribuição também façam o seu papel de promoção. A origem da batata nem sempre é clara e foi por esse motivo que lançámos a Miss Tata, para que esta marca, e este selo, estivesse visível nas embalagens dos nossos associados que aderiram à iniciativa“, acrescenta. “Quanto mais valorizarmos a produção nacional, mais os consumidores também vão valorizar”, resume.

A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16 804 hectares. Os dados mais recentes do INE indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021, descreve a associação.

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