Uso do euro para pagamentos internacionais toca mínimo de três anos

  • ECO
  • 18 Maio 2023

Dados do sistema SWIFT revelam que a quota de transações internacionais que envolvem a moeda única da União Europeia caiu para 31,74% em abril, face aos 32,64% registados em março.

Em abril, a utilização do euro para pagamentos internacionais caiu para o nível mais baixo em cerca de três anos, numa altura em que aumentam as transações em dólares e a utilização da moeda chinesa tocou máximos de cinco meses.

Os dados do sistema SWIFT, sistema de mensagens financeiras dominante no mundo, revelam que a quota de transações internacionais que envolvem a moeda única da União Europeia (UE) caiu para 31,74% em abril, face aos 32,64% registados em março, segundo a Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês).

Já o uso do dólar aumentou de 41,74%., em março, para 42,71%, em abril, o que indica que a utilização da moeda norte-americana continuou a crescer, apesar da crise bancária nos Estados Unidos e dos receios relativos em torno do Credit Suisse, que acabou por ser adquirido pelo UBS.

Ainda assim, o euro continua a ser a segunda moeda mais utilizada a nível mundial no que toca aos pagamentos através do sistema SWIFT. Ao mesmo tempo, a utilização da moeda chinesa, o yuan, cresceu 3,51% em abril, contra os 4,78% registados no mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uso do euro para pagamentos internacionais toca mínimo de três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião