Jóias de Gondomar “colam-se” ao peito de Mimicat e investem nos EUA e Canadá
A Portugal Jewels, empresa que desenvolveu o colar que Mimicat usou na final da Eurovisão, é liderada pelos irmãos Joana e Alexandre Gomes. Emprega 14 pessoas e faturou 1,6 milhões no ano passado.
A marca Portugal Jewels, que nas últimas semanas ganhou protagonismo no palco europeu por ter desenvolvido o colar “Ai Coração” usado por MimiCat no festival da Eurovisão, realizado em Liverpool, prepara-se para criar uma nova marca de joalharia para chegar ao EUA e ao Canadá. Todas as jóias da empresa são produzidas em oficinas localizadas no concelho de Gondomar, conhecido como o berço da joalharia tradicional portuguesa.
“Depois de a Mimicat ter ganho o Festival da Canção em Portugal, começámos a falar com o stylist dela, o Manuel Salvador, para conceber uma peça específica personalizada”, conta ao ECO/Local Online o sócio-gerente da Portugal Jewels, Alexandre Gomes. Na edição nacional do concurso da RTP, a cantora de Coimbra já tinha usado um colar da marca, mas sem estar customizado.
O colar batizado com o nome da música (Ai Coração) nasceu em Gondomar e demorou cerca de um mês e meio desde a conceção até ser produzido, um trabalho manual de cerca de 40 horas. Caso fosse comercializado, poderia custar cerca de mil euros, estima o gestor.
É composto por três peças distintas: um coração de Viana dourado de grande escala e adornado no centro com uma flor de pedras vermelhas, onde estão gravados os nomes dos dois filhos da cantora; um segundo colar composto por dezenas de imagens douradas de Nossa Senhora de Fátima; e um colar de três voltas que mistura pérolas e contas de Viana.
A Mimicat usou também, desde a primeira atuação em Portugal, os brincos Pomba Vermelhos da coleção da cantora Ana Moura e vários anéis de outras coleções. Matilde Breyner, Fátima Lopes, Sónia Araújo, Carolina Deslandes são outras figuras públicas que usam as jóias da empresa portuguesa.
“Apoiar a tradição da nossa joalharia e divulgá-la pelo mundo é um dos nossos grandes orgulhos e objetivos. Foi com enorme entusiasmo que aceitámos o pedido da Mimicat, para criar uma peça que resumisse um pouco da nossa identidade”, sublinha Joana Gomes, sócia da empresa.
O Coração de Viana continua a ser o best seller. “No segmento do turismo é uma peça reconhecível como identidade portuguesa”, salienta Alexandre Gomes. Os preços deste colar podem variar entre os 30 euros e os três mil euros. Muitas das peças podem ser produzidas em ouro português de 19,2 quilates, considerado “um dos mais puros do mundo”. Os Brincos à Rainha e as contas de Viana completam o top três dos artigos mais vendidos.
Arte que passa de geração em geração
A marca Portugal Jewels foi criada em 2013 pelos irmãos Joana e Alexandre Gomes, que pertencem à terceira geração de uma família de Gondomar que sempre esteve ligada à joalharia portuguesa. Atualmente, a empresa emprega 14 pessoas e fechou o ano passado com um volume de negócios de 1,6 milhões de euros.
A sede da empresa está em Lisboa, mas a produção é toda feita em Gondomar. A Portugal Jewels trabalha diretamente com oficinas de várias dimensões e técnicas específicas — e com algumas delas em regime de exclusividade.
“Passámos de uma empresa que era muito mais pequena e focada em vendas a ourivesarias, para criar esta marca para promover e criar novos modelos inspirados na ourivesaria tradicional portuguesa. Estamos cada vez mais a trabalhar o público nacional e o turismo, mas também a crescer fora de Portugal”, conta Alexandre Gomes.
Estamos cada vez mais a trabalhar o público nacional e o turismo, mas também a crescer fora de Portugal.
A produção de joalharia começou pelas mãos de José Martins Barbosa, avô de Joana e o Alexandre Gomes, que em 1955 “criou uma das maiores oficinas de Gondomar”. A oficina ainda está em funcionamento e é gerida por um filho do fundador, tio dos empreendedores. A arte tem passado de geração em geração: todos os sete filhos e nove dos 17 netos estão ligados à joalharia.
A empresa que deu origem à Portugal Jewels foi fundada em 1990 pela mãe de Joana e Alexandre Gomes, que era professora universitária. Por razões profissionais, a família mudou-se para Lisboa e Rosa Amélia Barbosa decidiu criar a empresa com base na herança familiar da arte de fazer joalharia.
Marca de joalharia para a América do Norte
Além da loja online, a Portugal Jewels está presente em 60 pontos de venda em Portugal e noutros 15 no estrangeiro: França, Suíça, EUA e Canadá. O mercado externo representa 20% das vendas.
“Sentimos que a marca Portugal Jewels está com uma comunicação e uma identidade muito focada em Portugal e é fácil conectar com consumidores que tenham uma ligação emocional com o país. Mas quando não têm essa relação emocional com Portugal, sentimos dificuldade e sentimos que tem que ser criado algo novo. O plano é em 2024 termos a nova marca”, conta Alexandre Gomes.
“Estamos a crescer muito na área do turismo e identificámos a necessidade de ter peças com inspiração tradicional, mas com uma vertente contemporânea”, realça Alexandre Gomes. O gestor adianta que essa nova marca será focada no mercado norte-americano. “A seguir ao português, os mercados que funcionam melhor são os EUA e Canadá”, realça.
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