Panattoni constrói mega parque logístico de 50 milhões em Valongo
Grupo norte-americano sublinha que o Panattoni Park Valongo é "o maior investimento do setor no Norte de Portugal". Parque logístico representa um investimento de 50 milhões de euros.
A norte-americana Panattoni escolheu Valongo para construir o primeiro parque logístico em Portugal, o Panattoni Park Valongo, que representa um investimento de 50 milhões de euros. O edifício, que já está em construção, será o maior projeto logístico do Norte do país.
“Estamos muito satisfeitos por lançar a primeira pedra do nosso projeto em Portugal. Realizámos o maior investimento do setor no norte de Portugal, demonstrando o nosso compromisso a curto e longo prazo com o país. Este é o primeiro de muitos outros que estão para vir”, salienta, em comunicado, o managing director para a Península Ibérica, Gustavo Cardozo.
O centro logístico localizado na zona industrial de Campo vai contar com dois armazéns de 27.000 e 47.000 metros quadrados com área de escritório, para utilização industrial ou logística, e que podem ser arrendados a um ou vários inquilinos. O ativo já está em fase de comercialização, “com valores de renda bastante competitivos”, assinala o promotor.
O empreendimento contará com 140 cais de carga nos dois armazéns e espaço de manobra para camiões de 35 metros, dispondo ainda de um parque automóvel com 506 lugares e também de 137 lugares para camiões.
“Este enorme investimento da Panattoni, a maior empresa do setor em toda a Europa, é um sinal de reconhecimento da localização estratégica do concelho de Valongo, para além de constituir um forte sinal de esperança em mais desenvolvimento, mais criação de riqueza e mais postos de trabalho. Significa na prática que somos um território bom para investir. Temos muito orgulho por termos atraído um investimento desta dimensão que vai aumentar a nossa competitividade, e seguramente trará mais investimentos e postos de trabalho”, disse o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, na cerimónia que assinalou o arranque da construção da obra.
O projeto terá o certificado de construção sustentável Breeam “Very Good”. Será também instalada uma central fotovoltaica, bem como um sistema de iluminação LED de baixo consumo e carregadores elétricos para abastecer de energia limpa os veículos elétricos utilizados para as entregas de última milha.
A Panattoni foi fundada em 1986 nos EUA e assume-se como “o maior promotor industrial privado do mundo”. Tem 53 escritórios na América do Norte, Índia e Europa, onde está presente desde 2005. Para além da Polónia, possui escritórios na Eslováquia, Hungria, Áustria, Portugal, Alemanha, República Checa, França, Suécia, Itália, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca e, a partir de março de 2020, em Espanha. Desde a sua criação, o grupo desenvolveu projetos na Europa que totalizam mais de 20 milhões de metros quadrados de espaço logístico.
Amazon, Arvato Services Polska, Coty Cosmetics, DSV, H&M, Intermarché, Leroy Merlin, GXO, Still, Schenker, Selgros e Tesco são alguns dos principais clientes do grupo norte-americano.
A consultora imobiliária Savills foi a consultora imobiliária responsável pela transação do terreno de aproximadamente 150.000 metros quadrados. “Congratulamo-nos por integrar, desde início, este processo que irá colocar em Portugal o primeiro parque logístico da Panattoni. Situado a cerca de 25 minutos do centro do Porto, este ativo apresenta-se como uma solução diferenciadora para as empresas que necessitam de um espaço logístico A grade no Porto”, sublinha Pedro Figueiras, head of industrial & logistics da Savills Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Panattoni constrói mega parque logístico de 50 milhões em Valongo
{{ noCommentsLabel }}