Ideias +M

Reformulação estratégica da Lodisna entregue à Garoupa Inc e Saint Pirate

Rafael Ascensão,

O projeto conta com três fases distintas, entre pesquisa com stakeholders, definição de posicionamento e a conceção de um plano de ação de inovação, sustentabilidade e marketing.

A Garoupa Inc e a Saint Pirate foram as escolhidas pelo fundo de investimento espanhol Elcano Partners para desenvolverem um projeto de estratégia e inovação para a Lodisna, empresa de transporte e logística.

O projeto de consultoria estratégica tinha como objetivo “repensar e desenhar novos caminhos para a empresa em diversas vertentes“, tendo para isso sido dividido em três fases distintas, refere-se em nota de imprensa. Além da pesquisa com stakeholders, o projeto conta com uma definição de posicionamento e a conceção de um plano de ação de inovação, sustentabilidade e marketing.

A primeira fase mediu perceções e testou caminhos de inovação junto de públicos internos e externos à empresa (desde clientes a stakeholders, colaboradores, condutores, ou população geral), enquanto na parte estratégica visou-se “encontrar um posicionamento e um propósito para a Lodisna que seja relevante, proprietário e sobretudo com alto potencial de diferenciação num mercado cada vez mais competitivo e globalizado”.

Já quanto ao plano de ação, a expectativa é de que seja criado e implementado um conjunto de iniciativas multidisciplinares que tornem tangível “o novo posicionamento no universo institucional e que sejam capazes de trabalhar igualmente inovação no universo comercial, de sustentabilidade e de employer branding.

Antonio Tuñon Merino, chairman da Elcano Partners explica citado em comunicado que o projeto se insere na “nova estratégia de crescimento, diversificação operacional e aposta em novos mercados” da empresa e que “é um bom exemplo de como o setor dos transportes e logística pode mudar o seu paradigma e alinhar-se com os grandes desígnios da sustentabilidade e digitalização“.

“Tem sido um projeto muito rico, elaborado com parceiros de excelência portugueses, que demonstra a maturidade do mercado espanhol nos processos de transformação e a confiança na expertise de Portugal“, refere por sua vez Joana Garoupa, CEO da Garoupa Inc.

Já Miguel Bacelar, CEO da Saint Pirate, afirma que para a consultora “é um privilégio participar num projeto de enorme profundidade numa empresa tão importante num setor cada vez mais crucial como o transporte e a logística. A integração entre diversas metodologias de pesquisa com diferentes ferramentas de pensamento estratégico será um desafio marcante para todos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.