PepsiCo fabrica 35 milhões de quilos de snacks no Carregado
A PepsiCo investiu nos últimos cinco anos cerca de 40 milhões de euros na fábrica de snacks no Carregado. A fábrica portuguesa emprega 400 pessoas e exporta cerca de 68% da produção.
Da fábrica da PepsiCo no Carregado, que está a comemorar três décadas em Portugal, saem 35 milhões de quilos de snacks por ano de marcas como Lay’s, Doritos, Cheetos, Ruffles e Pála-Pála. Inaugurada em maio de 1993, a fábrica no Carregado emprega atualmente mais de 400 trabalhadores e exporta cerca de 68% da produção.
De forma a otimizar a produção e aumentar a capacidade, a PepsiCo investiu nos últimos cinco anos cerca de 40 milhões de euros na fábrica portuguesa, que também produz Lay’s Gourmet, Cruncheetos e Chipicao, exclusivamente para a Europa. A fábrica do Carregado começou com quatro linhas de produção e hoje tem uma capacidade para produzir 44 milhões de quilos de snacks de batata e milho por ano.
“Estes 30 anos foram de grande desenvolvimento para a PepsiCo. Temos apostado no Carregado como o centro da nossa operação em Portugal e otimizamos as nossas operações para dar continuidade à liderança de mercado, o que vem reforçar o nosso compromisso de oferecer o melhor produto possível aos consumidores portugueses. Parabéns a toda a equipa PepsiCo, e em especial à equipa do Carregado que diariamente desempenha um trabalho exímio. Que venham pelo menos mais três décadas, lado a lado com as pessoas – os nossos colaboradores, parceiros, e claro, os clientes”, afirma Fernando Moraga, country manager da PepsiCo em Portugal, em comunicado.
A PepsiCo chegou a Portugal com a marca 7UP em 1972, e mais tarde, em 1987 instalou-se, com a aquisição da Laprovar (detentora da marca de batatas Pála-Pála). Seis anos depois, inaugurou a fábrica no Carregado. Sobre a fábrica do Carregado, Nelson Sousa, plant manager da PepsiCo em Portugal, destaca a importância deste ativo na estratégia global da PepsiCo “É um grande sucesso na operação europeia e global da PepsiCo e muito deste sucesso é devido às equipas que todos os dias trabalham para dar resposta às necessidades dos consumidores, tendo sempre em mente os pilares de sustentabilidade, responsabilidade, e claro, escolhas e ações que impactem o planeta e as pessoas de forma positiva”, resume.
A PepsiCo detém 736 hectares para o cultivo 100% sustentável de batata em Portugal e mantém parcerias, há mais de 15 anos, com diversas empresas agrícolas portuguesas. Em 2022, a PepsiCo diz ter aumentado em 6,9% a compra de batata de cultivos agrícolas sustentáveis face ao período homólogo do ano anterior.
A empresa continua a apostar na sustentabilidade e investiu 7,5 milhões de euros num biodigestor na fábrica do Carregado, que transformará resíduos orgânicos em biogás, e vai contribuir para uma redução de 30% nas emissões de carbono. É o primeiro biodigestor do sul da Europa, de acordo com a multinacional.
Presente em mais de 200 países, a PepsiCo faturou mais de 86 mil milhões de dólares (77 mil milhões de euros) em 2022, a partir de um portefólio de bebidas e alimentos que inclui La ´s Doritos, Cheetos, Gatorade, Pepsi, Mountain Drew, Quaker e SodaStream. A carteira de produtos da PepsiCo inclui uma grande variedade de marcas icónicas que geram, cada uma, mais de mil milhões de dólares em vendas anuais, nas contas do grupo.
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