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JCDecaux instala primeiro abrigo em Lisboa

Carla Borges Ferreira,

Trata-se do primeiro de 2 mil abrigos que vão ser instalados na cidade, no âmbito do novo contrato de concessão de mobiliário urbano assinado com a CML.

A JCDecaux acaba de instalar no Campo Grande o primeiro novo abrigo, de um total de 2 mil a serem colocados na cidade no âmbito do novo contrato de concessão de mobiliário urbano assinado com a Câmara Municipal de Lisboa em setembro. O acordo, com duração de 15 anos, implica um encaixe anual global de 8,3 milhões de euros para a autarquia.

Parte dos novos equipamentos, explica a empresa de publicidade exterior fundada em França e a operar em Portugal desde 1972, terá funcionalidades extra, como tomadas USB, hotspot de wi-fi livre, num raio mínimo de 50 metros em torno dos abrigos, e sistema de informação em tempo real.

Foi também feita uma aposta no baixo consumo e autonomia energética, assim como na utilização de produtos amigos do ambiente, prossegue a empresa liderada em Portugal há um ano por Philippe Infante.

“Chegámos a Lisboa em 1972 e cerca de 50 anos depois, continuamos a nossa expansão ao instalar novo mobiliário urbano, que irá servir publicamente os cidadãos portugueses, evidenciando que 2023 será efetivamente marcado pelo maior investimento de sempre da JCDecaux em Portugal”, comenta o responsável.

Quando pensamos em publicidade exterior, pensamos numa das mais antigas formas de comunicação ao serviço das empresas. Em 1964, Jean-Claude Decaux criou o primeiro modelo de public private partnership do setor, com a entrega de um serviço público aos municípios e aos seus cidadãos. E tudo começou com os abrigos, que serviam os passageiros que circulavam pelas cidades e não tinham onde se abrigar do vento e da chuva quando esperavam pelo transporte para o trabalho”, recorda Philippe Infante.

O contrato de concessão para a instalação e exploração publicitária na capital portuguesa tem um prazo de 15 anos e, ao todo, implica a colocação de 2 mil abrigos e 900 mupis, em que 250 são digitais, 125 grandes formatos digitais e 75 sanitários, parte dos quais adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

Jean-Claude Decaux, fundador da JCDecaux, criou há cerca de 60 anos o conceito de mobiliário urbano, ao lançar os abrigos de passageiros, com uma fórmula de serviço público financiado pela publicidade, recorda a companhia que assinou o primeiro contrato com a autarquia em 1972.

A MOP, recorde-se, fica com 40% do contrato e, no total, as duas empresas vão pagar à CML 8,3 milhões de euros por ano.

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