Ideias +M

Food for the Soul, o “restaurante” que quer alimentar consciências

Rafael Ascensão,

A Alfred foi a agência criativa responsável pelo desenho de todo o conceito e "menu" do "Food for the Soul", numa iniciativa enquadrada na campanha nacional em vigor “A Fome está a Duplicar”.

É no Centro Comercial Colombo que é agora possível encontrar um “restaurante” que foi “desenhado para alimentar consciências e degustar emoções, em vez do corpo“. “Food for the Soul” é um projeto que resulta dos esforços conjuntos da Fundação Portugal com ACNUR – parceiro nacional da Agência das Nações Unidas para os Refugiados – da Sonae Sierra e da agência criativa Alfred.

O objetivo passa por combater o problema da fome no Corno de África – Somália, Etiópia e Quénia – região onde 23 milhões de pessoas atravessam uma “situação de fome severa e que requer intervenção urgente devido à seca prolongada e escassez de água advindas dos efeitos das alterações climáticas”, refere-se em nota de imprensa.

O menu é assim composto por cinco “especialidades da casa” – Esperança (10 euros), Amor (23 euros), Empatia (46 euros), Generosidade (87 euros) e Mudança (240 euros) – pensadas para os “diversos perfis de doadores que visitam o Centro Colombo e querem fazer parte do combate à fome global”.

A Alfred foi a agência criativa responsável pelo desenho de todo o conceito e “menu” do “Food for the Soul”, numa iniciativa enquadrada na campanha nacional em vigor “A Fome está a Duplicar”.

Esta campanha “pretende precisamente duplicar consciências e, acima de tudo, duplicar uma ação da sociedade civil e a criatividade, a mensagem certa, no local certo, com o ponto de partida certo, podem fazer muito por estes dois pressupostos. Se nos dirigimos a uma praça de restauração, à partida estamos com fome e precisamos de nos nutrir. É precisamente neste momento que a mensagem entra no coração das pessoas com a comunicação e menu do Food for the Soul“, afirma Frederico Roquette, fundador e diretor criativo da Alfred, citado em comunicado.

A escolha da Portugal com ACNUR pelo Centro Comercial Colombo e Sonae Sierra deveu-se à sua “generosidade e abertura a estas temáticas tal como às suas comunidades”, refere citada em comunicado Joana Brandão, diretora nacional da Portugal com ACNUR, acrescentando que estas duas entidades “são também exemplo de boas práticas e sustentabilidade, um contexto ideal para podermos, juntos, envolver milhares de pessoas no combate à fome no Corno de África”.

Por parte do Centro Colombo, Paulo Gomes, o seu diretor, refere que a responsabilidade social “faz parte do ADN do Colombo desde a sua génese e, portanto, foi imediata a nossa vontade em fazer parte desta campanha contra a fome e unirmo-nos ao trabalho do ACNUR e da Portugal com ACNUR, que é de extrema importância”.

Vamos usar a dimensão do Colombo para espalhar a mensagem e consciencializar os milhares de visitantes diários do Centro para os efeitos dramáticos desta crise climática. Tal como fizemos com este projeto, continuaremos atentos a oportunidades para usar o espaço do Centro para zelar pela comunidade e pelo mundo”, acrescenta ainda Paulo Gomes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.